Eleições 2022

Comitê do PT no AM define 15 pré-candidatos a deputados federais e estaduais neste sábado (2)

O apoio do partido a um dos pré-candidatos ao governo do Amazonas será decidido pelo comitê nacional da sigla

Jefferson Ramos
online@acritica.com
02/07/2022 às 18:20.
Atualizado em 02/07/2022 às 18:21

(Foto: Divulgação)

O apoio do Partidos dos Trabalhadores (PT) a um dos pré-candidatos ao governo do Amazonas será decidido pelo comitê nacional da sigla, comandado pela deputada federal Gleisi Hoffmann. 

Em reunião neste sábado (2), o comitê estadual do PT no Amazonas definiu os 15 pré-candidatos do partido a deputado estadual e federal, além do apoio à reeleição do senador Omar Aziz (PSD), mas não decidiu quem vai apoiar na disputa ao governo do Amazonas. 

O presidente municipal do PT, o metalúrgico Valdemir Santana, disse que a decisão sobre qual pré-candidato ao governo fará palanque ao petista será tomada em comum acordo entre a executiva nacional e nacional do partido.

"Defendo que o partido apoie a candidatura do Ricardo Nicolau porque o partido dele entrou com uma ação e salvou milhares de empregos da Zona Franca de Manaus, mas isso aí é com a nacional”, afirmou Santana.

Valdemir Santana se refere à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Solidariedade contra os decretos de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados em 25% e 35% que minaram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Uma ala minoritária dentro do PT amazonense composta pelo deputado estadual Sinésio Campos e pelo vereador Sassá da Construção Civil defende que o partido apoie a reeleição do governador Wilson Lima (UB). 

Segundo o vereador Sassá da Construção Civil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá ao Amazonas no dia 20 de julho para conversar com o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) em uma tentativa de criar um palanque no Estado para sua candidatura presidencial.

Lula em Manaus

Segundo Sassá, em conversa com a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, foi adiantado que o ex-presidente está inclinado em manter conversas com o governador e o prefeito de Manaus, David Almeida.

“A presidente do partido falou comigo. Lula está vindo agora em julho em Manaus para falar com o governador e o prefeito. Possivelmente terá uma agenda rápida com os dois, no diálogo. Isso vai acontecer a partir do dia 20 do mês que vem”, contou.

Essa distante composição com Wilson Lima é combatida pelo presidente estadual do PCdoB, ex-deputado federal Eron Bezerra, que integra a federação com o PT e o PV. Segundo ele, o PT tem autonomia para apoiar quem quiser para o governo do Estado, mas que a decisão tem que passar pelo crivo da federação.

O comunista afirmou que o governador Wilson Lima (UB) poderia receber o apoio da federação, caso não tivesse declarado apoio aberto à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O PCdoB bate na tecla de o PCdoB ter um candidato próprio ao governo do Estado ou mesmo da própria federação, caso não for possível, apoiar alguém de fora que não seja do "campo bolsonarista".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por