POLÍTICA

José Ricardo fala em unificação da Esquerda para eleger candidato nas eleições para Prefeito

Ex-deputado federal defendeu a ideia da Esquerda ter um candidato para rivalizar com David Almeida. Ele próprio e Anne Moura surgem, inicialmente, como opções

Jefferson Ramos
jeffersonramos@acritica.com
22/05/2023 às 21:26.
Atualizado em 22/05/2023 às 21:26

José Ricardo participou de uma manifestação de estudantes na tarde desta segunda-feira (Foto: Paulo Bindá / A Crítica)

O ex-deputado federal José Ricardo (PT) defendeu nesta segunda-feira (22), durante manifestação de estudantes contra o aumento da passagem de ônibus, no Centro, que os partidos de esquerda devem ter um candidato nas eleições para prefeito de Manaus em 2024 para evitar que a disputa se resuma a apenas candidatos de direita.

“Acho que a esquerda precisa ter uma candidatura. Não é só o PT. Digo a esquerda como um todo, porque senão só vamos ter candidato de direita. Está na hora todas as forças de esquerda de Manaus se juntarem para ter uma candidatura para ganhar e administrar a cidade”, sugere.

Por enquanto, José Ricardo negou que existam construções a nível interno no Partido dos Trabalhadores para formalizar um nome, mas ele revelou há grupos dentro do partido que defendem o seu nome e outros propõem a candidatura de Anne Moura, que concorreu a cargo de vice-governadora na chapa do senador Eduardo Braga (MDB) nas eleições do ano passado.

“Todos têm o direito de serem indicados ou grupos indicar. Normal. Sempre temos esse processo. Só acho que realmente o PT deveria junto com a federação PT/PV e PCdoB já começar a discutir sim uma proposta de uma candidatura majoritária. A esquerda precisa ter uma candidatura”, explica.

Apesar da distância para as eleições municipais de 2024, que ocorrem em outubro, o prefeito David Almeida (Avante) deverá concorrer à reeleição ao lado de candidatos que circulam à direita como Coronel Menezes, que quase foi eleito senador no ano passado, o deputado federal Capitão Alberto Neto, ambos do PL, que já começam a indicar interesse na disputa.

José Ricardo foi candidato a prefeito de Manaus nas eleições de 2020. Ele ficou na terceira colocação com 139,8 mil votos, atrás apenas do prefeito David Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (então no Podemos).

Depois de 2018 ter sido eleito o deputado federal mais votado do estado com mais 197,2 mil votos, no ano passado, José Ricardo não conseguiu se reeleger deputado federal.

O ex-prefeiturável pediu transparência nos cultos que envolvem repasses de recursos públicos (subsídio) ao transporte coletivo. Ele teceu críticas à gestão de David Almeida do sistema de transporte, mas não o responsabiliza diretamente pela atual situação.

“Essa gestão está fazendo muito parecido com gestões anteriores. Ela não enfrenta o problema. Foi aprovado o plano municipal de mobilidade urbana que previa investimentos no sistema de transporte com a criação de corredores exclusivos BRT, mas isso não foi feito pelo Arthur Neto (ex-prefeito) e nem pelo prefeito atual que tem dois anos e meio de mandato”, criticou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por