DIÁLOGO

Líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados diz que chamará todos para debate sobre redução do IPI

Comprometimento foi feito pelo deputado federal Ricardo Barros (PP-RS), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara

Giovanna Marinho
online@acritica.com
11/05/2022 às 14:54.
Atualizado em 11/05/2022 às 15:19

Ricardo Barros (à esquerda) (Foto: Divulgação)

Após o Amazonas garantir uma liminar para manter a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM), o líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados, deputado federal Ricardo Barros (PP-RS) se comprometeu a convocar todas as áreas envolvidas na redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para um debate.

"Todos os argumentos colocados aqui já foram levados ao Ministério da Economia. Chamaremos todas as áreas do governo envolvidas para debates", declarou o ex-ministro da Casa Civil durante o ato em defesa do modelo convocado pelo presidente em exercício da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), nesta quarta-feira (11), em Brasília.

"Lamentamos que essa disposição para o diálogo só aconteça depois que nós conseguimos a liminar, porque enquanto nós não conseguimos a liminar todos os canais de diálogo estavam fechados, como o jogo agora está um a zero pra nós, se colocaram à disposição para o diálogo, mas nós não queremos esticar essa corda queremos que protejam a indústria nacional e para a Zona Franca de Manaus", cutucou Marcelo.  

(Foto: Divulgação)

Barros justificou que as medidas econômicas adotadas pela União são uma tentativa de mitigar a onda inflacionária, reduzindo o preço dos produtos na ponta. Tese essa refutada pela bancada do Amazonas que afirma que os produtos que deveriam ser reduzidos são os alimentos e combustíveis. 

"Chegamos de uma inflação e não pode acusar uma televisão que é produzida na Zona Franca, uma moto, o que é isso? É uma narrativa de quem não tem uma política econômica. O Paulo Guedes é um fanrarrão que convence o mercado financeiro, mas não convence o pobre brasileiro", retrucou o líder da bancada do Amazonas, senador Omar Aziz (PSD-AM)

O líder do governo, no entanto, defendeu a retirada dos benefícios à ZFM. 

"Como parlamentar do Panará temos diversas indústrias de refrigerantes, tínhamos a fábrica da Positivo que está agora em Manaus. Então quando se fala Marcelo que só tem fábrica de concentrado em Manaus, só tem fábrica moto em Manaus, tem alguma coisa errada. Nós somos uma federação, não é possível que só um lugar é competitivo no Brasil", declarou.

Ao fim da reunião ficou acordado também que na será criada uma subcomissão na Comissão  de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara pra debater os assuntos divergentes apresentados durante o ato. 

Na reunião estiveram presentes representantes da Abinee, Abreciclico, Eletros, Polo Digital de Manaus, Câmara Municipal de Manaus, prefeitura de Presidente Figueiredo, Fieam, dentre outros.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por