investimentos

Mais R$ 600 milhões em novos investimentos são aprovados pelo Codam durante reunião

Na pauta estão 21 projetos de implantação, 22 diversificações e cinco atualizações de linhas no Polo Industrial de Manaus

acritica.com
28/08/2023 às 16:24.
Atualizado em 28/08/2023 às 16:24

(Foto: Divulgação / FIEAM)

A 303ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), presidida pelo governador do Amazonas Wilson Lima na Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), aprovou nesta segunda-feira (28) 48 novos projetos de investimento na ordem de R$ 671,16 milhões, que preveem a geração de 2.047 empregos, a partir da concessão de incentivos fiscais relacionados ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Na pauta estão 21 projetos de implantação, 22 diversificações e cinco atualizações de linhas no Polo Industrial de Manaus (PIM), com destaque para indústrias de motocicletas e embalagens, e iniciativas que fortalecem a economia do interior do Estado, nos próximos três anos, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Lima disse que cada reunião do Codam é sempre uma esperança do governo, porque quanto mais projetos forem aprovados, mais recursos vão entrar, mais renda, mais geração de emprego e oportunidade para as pessoas que estão em nossa região.

O presidente da FIEAM, Antonio Silva, aproveitou para afirmar que a escolha do novo secretário da Sedecti, Serafim Correia, foi assertiva, pois ao longo dos anos vem sendo importante aliado na defesa da Zona Franca de Manaus, com perfil político agregador, ótimo trânsito com os técnicos de Brasília, conhecimento vasto, entendendo toda a complexa legislação tributária e fiscal do país e do Amazonas em um nível de minúcia que poucas pessoas detêm.

Silva completou que esse é o momento propício para alinharmos alguns pontos da atual legislação de incentivos fiscais que preocupam sobremodo as indústrias, incluindo as questões relativas ao processo elementar, que ainda necessita de debates profundos para que possa, de fato, atingir a finalidade a que se destina sem, porém, ocasionar prejuízos e retrocesso às indústrias aqui instaladas.

Segundo ele, os incentivos fiscais para esse tipo de produto se encerram no início de outubro próximo. “Precisamos discutir soluções que não prejudiquem aquelas indústrias sérias que produzem e empregam milhares de amazonenses”.

Silva, diz que em levantamento feito pela FIEAM no último ano, essas indústrias afetadas, cerca de 150, representavam quase 15 mil empregos. “Espero que, em conjunto, alcancemos uma solução que atenda aos anseios do governo e do segmento industrial”.

Na ocasião, o novo secretário, Serafim Correa, agradeceu a oportunidade concedida pelo governador Wilson Lima, em melhorar o ambiente de negócios para atrair novos investimentos, gerando emprego, renda e arrecadação, bem como interiorizar a atividade econômica.

“O desafio é enorme e é impossível enfrentá-lo sozinho. Por isso, conclamo a todos que possamos unir esforços no sentido de cumprir essa missão tão importante para todos nós, mas principalmente para as novas gerações. É nesse sentido que faremos interlocução com todos os atores econômicos”, disse Correa.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por