ARTICULAÇÃO

Ministro Alexandre de Moraes terá reunião com bancada do Amazonas

Encontro acontece na noite desta terça-feira, na sede do TSE; Moraes é relator de duas ADIs contra decretos que afetam a Zona Franca de Manaus

Dante Graça
03/05/2022 às 10:49.
Atualizado em 03/05/2022 às 10:49

Alexandre de Moraes deve decidir liminarmente sobre a Zona Franca de Manaus (Foto; EBC)

Relator de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que questionam decretos do Governo Federal relativos ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, vai receber a bancada federal do Amazonas nesta terça-feira.

O encontro acontecerá na sede do Tribunal Superior Eleitoral, órgão do qual Moraes é vice-presidente, e está marcado para 18h. Quatro parlamentares do Amazonas já confirmaram presença até o início desta manhã: Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, e os deputados federais Bosco Saraiva e Marcelo Ramos. O senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede), também deve participar da reunião, uma vez que a Zona Franca causa impactos no Estado de origem dele.

Na reunião, os representantes do Amazonas querem esclarecer o relator sobre os impactos diretos causados pelas decisões do Governo Federal, que zerou a alíquota do IPI para concentrados, afetando cerca de 8 mil empregos formais somente neste polo no Amazonas, e também sobre a redução linear IPI para toda a indústria nacional, que tira as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus garantidas na Constituição. 

Alexandre de Moraes vai analisar a ADI ingressada pelo Solidariedade, que contesta os dois decretos do Governo Federal, e também a ADI do Governo do Estado, que ataca especificamente o decreto sobre o Polo dos Concentrados. Uma nova ADI deve ser ingressada pelo Governo do Amazonas relativa à redução do IPI para 25% e 35%, e por conta da similaridade dos temas deve se distribuída também para Moraes.

"Vamos conversar e pedir agilidade pra ele na apreciação da liminar. Nós não vamos descansar enquanto não revertermos essa medida e assim protegermos o presente e o futuro dos amazonenses", afirmou o deputado Marcelo Ramos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por