SE DEFENDEU

‘Não houve entrega de sacola alguma’: secretário Israel Conte afirma que vídeo foi manipulado

Chefe da Semcom afirmou que procuraria o MP-AM e a Polícia Civil com laudo apontando montagem no vídeo que viralizou mostrando um motorista recebendo dinheiro nas dependências da Semcom

Lucas dos Santos
online@acritica.com
20/03/2024 às 14:36.
Atualizado em 20/03/2024 às 14:36

(Foto: Reprodução)

O titular da Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus (Semcom), Israel Conte, afirmou aos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que o vídeo viral mostrando um motorista recebendo dinheiro nas dependências da secretaria foi manipulado. O jornalista apresentou um laudo realizado por uma empresa privada de Maringá (PR), o qual apontou inconsistências na peça visual.

“Desde o primeiro momento, sabíamos se tratar de um vídeo falso, de uma fake news, e para provar a manipulação recorrermos à Smart Perícias, que é a maior empresa de perícias judiciais e extrajudiciais no Brasil”, disse.

O secretário apresentou o laudo aos vereadores, o qual apontou que o vídeo possui “grosseiras manipulações, determinadas em recortes e lacunas no vídeo”.

“O laudo tem quinze páginas e traz um detalhamento completo da perícia, tanto do áudio quanto das imagens, incluindo uso de gráficos que mostram onde ocorreram as manipulações”

Periciado pelo especialista Erlan Moraes de Souza, o documento foi exibido aos parlamentares com a solicitação do escritório jurídico Borghi, Kalin & Kotsifas, representantes de Israel Comte.

“Durante a coleta de materiais, a fim de obter um padrão de conteúdo audiovisual, notou-se a inconsistência da gravação do objeto, uma vez que este não é mantido em foco, sendo passível de implantação durante a filmagem, o que de fato ocorreu e será detalhado”, diz o documento sobre a suposta sacola de dinheiro que aparece no vídeo.

O laudo destacou que no momento em que a sacola é entregue no vídeo, a servidora filmada “não fez movimento corporal algum”.

“Neste sentido, o que se vê é uma pessoa atrás de uma mesa, com certa distância do autor do vídeo, e o mesmo autor segurando uma sacola. A imagem prévia estava direcionada para o teto do local em questão, sendo resoluta a afirmação deste perito de que não houve entrega de sacola alguma no vídeo periciado, sendo que o autor do vídeo imediatamente e abruptamente aparece com uma sacola”, afirma.

O perito aponta que vários cortes estão presentes na peça, detalhando os minutos e segundos ao longo do documento.

“Com base nas análises técnicas periciais detalhadas acima, há de se mencionar que o vídeo periciado apresenta um claro trabalho de manipulação audiovisual, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”, diz.

O perito afirma ainda que não há um momento sequencial mostrando imagens da entrega da sacola pela servidora filmada.

Após apresentar o documento, o secretário Israel Conte afirmou que procuraria o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e a Polícia Civil do Amazonas “para colaborar com as devidas investigações” e convidou os parlamentares para que o acompanhassem.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por