ELEIÇÕES PARA O GOVERNO

“Nem sempre a pessoa idosa é velha nas ideias”, diz Amazonino em lançamento de pré-candidatura

Ex-governador do Amazonas por quatro vezes, aos 82 anos, Amazonino busca agora um quinto mandato

Waldick Júnior
waldick@acritica.com
07/05/2022 às 16:13.
Atualizado em 07/05/2022 às 16:39

(Foto: Junio Matos)

Em evento de lançamento de pré-candidatura realizado na manhã deste sábado (7), o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, destacou o que chamou de “experiência” da pessoa idosa para governar. Aos 82 anos, ele busca ser eleito para um quinto mandato na gestão estadual através da federação (união) entre os partidos Cidadania e PSDB. 

Na sua fala, que durou 25 minutos, Amazonino fez críticas ao governador Wilson Lima (União Brasil) e comparou a capacidade de governança entre pessoas idosas e jovens. “Nem sempre a pessoa idosa é velha nas ideias. Nem sempre as pessoas jovens são jovens também no pensamento. O que nós temos aí é um exemplo dos mais dolorosos para o povo”, disse. 

Antes de Amazonino, falou o ex-prefeito de Manaus, pré-candidato ao Senado e presidente do PSDB Amazonas, Arthur Virgílio Neto. Ele é um dos principais apoiadores de Amazonino neste pleito e também responsável por levar o pré-candidato ao governo para concorrer pela federação formada pelo PSDB com o Cidadania. 

“Eu vou dizer, Amazonino, eu penso que você é a pessoa justa para governar esse estado em um momento que o estado passa a maior crise e precisa de suporte, que a gente acorde o Congresso Nacional. Ele [Amazonino] se candidatou não por ambição, já foi quatro vezes [governador]. Vai ser a quinta? Vai, e vai resgatar pela quinta vez esse estado”, discursou Arthur.

Além dele, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, também esteve no evento e exaltou Amazonino. “Estamos no momento em que o futuro precisa ser por nós enfrentado. E pessoas como nós falarmos de futuro, alguém pode dizer que o futuro é dos jovens, mas nós que temos a experiência, junto com os jovens, podemos encaminhar melhor esse país”. 

Freire buscou deixar claro durante a fala que Amazonino é o nome do Cidadania e do PSDB para o governo do Amazonas. O mesmo aconteceu no discurso do deputado federal Luiz Carlos, que discursou no palanque representando a executiva nacional do PSDB. 

“[Quero] saudar o senador Arthur Neto, nosso parceiro de executiva, de Brasília, que tenho certeza que o Amazonas vai emprestar para o Brasil novamente, e que no dia de hoje vem somar forças com Amazonino, do Cidadania, que será nosso candidato a governador na nossa aliança, na nossa federação. Trago essa grande mensagem do presidente [do PSDB], Bruno Araújo”, disse Luiz Carlos. 

As falas são uma indireta ao senador Plínio Valério (PSDB), que também é pré-candidato ao governo do Amazonas pela mesma federação. Desde que Amazonino anunciou a intenção de concorrer, ele e Plínio tem disputado para quem será o nome do Cidadania/PSDB na corrida eleitoral para o posto de governador. 

Eleição presidencial 

Durante o discurso, Amazonino sinalizou que não deve apoiar publicamente a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). “É meu pensamento, me manter equidistante na campanha presidencial. Deixa o Amazonas o direito sagrado de, por si, escolher seu presidente. O que o povo escolher é o presidente que eu vou aplaudir”.

Amazonino demonstrou apoio ao presidente Jair Bolsonaro em 2018, quando concorreu para governador, e em 2020, na eleição para a prefeitura de Manaus. Agora, porém, caminha com políticos que são críticos de Bolsonaro. A exemplo, o presidente estadual do PSDB, Arthur Neto, e o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire. Além disso, Mendes criticou recentemente os decretos federais de Bolsonaro que atacam a Zona Franca.

Ao final do evento, Amazonino não falou com a imprensa. Porém, a nossa reportagem o acompanhou na saída, quando já estava em um carro preto. Enquanto falava com apoiadores com o vidro do veículo abaixado, questionamos se o pré-candidato havia se arrependido de apoiar Bolsonaro em 2018. Ele não respondeu. 

Outros nomes 

O evento deste sábado contava com nomes novos e tradicionais da política. Um deles, o da ex-deputada federal e vice-presidente do PSDB Mulher, Conceição Sampaio. Do lado contrário do palco, ao fundo, também o vereador Amom Mandel (Cidadania), que irá concorrer na eleição deste ano para deputado federal. A previsão era que ele também discursasse no evento, mas acabou não falando. 

À reportagem, ele comentou sobre o evento e a união com parte da classe política tradicional do estado. “Caminho de forma independente no Cidadania. É um partido que deu abertura maior para que nós pudéssemos desenvolver a nova geração de políticos que espero desenvolver e acredito que o fato de esses políticos mais tradicionais estarem abertos ao nosso projeto é um bom sinal. Me sinto satisfeito em estar coordenando a juventude do Cidadania e acolhido também”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por