Apesar da subida crescente do Coronel Menezes (PL) o candidato que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou a segunda posição com 720 mil votos, o que corresponde a 39,78% dos votos válidos
(Foto: Divulgação/Ascom)
O atual senador Omar Aziz (PSD-AM) foi o escolhido para ocupar a única vaga disponível para o Amazonas no Senado. Aziz conquistou mais de 720 mil votos, o que equivale a 40,1% dos votos válidos, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Apesar da subida crescente do ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (PL-AM), nas pesquisas eleitorais, o candidato que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou a segunda posição com 720 mil votos, o que corresponde a 39,78% dos votos válidos.
Trajetória
Natural da cidade de Garça, no interior de São Paulo, Omar José Abdel Aziz nasceu em 1958 e é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Amazonas. É casado com Nejmi Jomaa Abdel Aziz, com quem tem três filhos.
Iniciou a carreira política na década de 80, participando de movimentos estudantis. Seu primeiro cargo eletivo foi o de vereador de Manaus, em 1988, sendo reeleito em 1992. Dois anos depois, foi eleito o deputado estadual mais votado e, em 2002, foi eleito vice-governador na chapa de Eduardo Braga, sendo reeleito quatro anos depois.
Em 2010, Omar foi o governador mais votado da história do Amazonas, com 63,9% do total de votos. Já em 2014, Omar Aziz conseguiu mais de 930 mil votos, equivalente a 58,51% dos votos válidos. Com a reeleição, Aziz deve ficar no Senado até 2030.