Saúde

Adeus, sentimento de culpa! Obra de amazonense promete melhorar hábitos alimentares

Livro coescrito por Cynthia Antonaccio apresenta método que resgata a nossa atenção com a alimentação

Gabriel Machado
online@acritica.com.br
08/07/2024 às 12:00.
Atualizado em 09/07/2024 às 16:35

Cynthia Antonaccio (à esquerda) e Manoela Figueiredo em evento de autógrafos do livro (Foto: Divulgação)

A relação do homem com a comida já foi tópico de diversas discussões, em razão da sua constante mudança ao longo dos anos. Atualmente, por exemplo, em uma busca incansável por soluções rápidas para alcançar o corpo dos sonhos, muitas pessoas acabam se esbarrando em dietas restritivas e, em alguns casos, até mesmo perigosas, que podem resultar não somente em uma alimentação pobre em prazer, mas também repleta de frustrações e daquilo que chamamos de "sentimento de culpa".

Buscando reverter esse cenário e transformar a nossa relação com o que comemos, as nutricionistas, empresárias e idealizadoras da Nutrição Comportamental no Brasil, Cynthia Antonaccio e Manoela Figueiredo, lançam o livro "Mindful eating - Comer com atenção plena". Natural de Manaus, Antonaccio conversou com o VIDA & ESTILO sobre a obra.

"O livro é destinado a todo mundo. A todo mundo que vive de dieta, que vive tentando emagrecer, que vive se culpando, que vive achando que tem que perder 'três quilinhos' e pratica aquilo que chamamos de 'fat talk' [termo utilizado para se referir a conversas negativas relacionadas ao corpo]. É para a gente se desprover um pouco desse julgamento e patrulhamento da comida, que não tem levado ninguém a ficar mais magro ou saudável, pelo contrário ", destacou a nutricionista.

Segundo Antonaccio, o Mindful Eating tem o objetivo de resgatar a nossa atenção com a alimentação, trazendo consciência a cada sensação da experiência com a comida - para, assim, acessarmos a nossa verdadeira fome e saciedade, obtendo uma vida mais equilibrada. Com a obra e a abordagem, ela espera, também, resgatar a essência da Nutrição.

"Nós viramos patrulhadores da funcionalidade da comida, e comer é um ato biopsicossocial e cultural", reforçou a nutricionista.

Exercícios

Criado a partir do Mindfulness, prática de se concentrar completamente no presente, o Mindful Eating está associado, ainda, à realização de exercícios. Tanto que, ao final de cada capítulo de "Mindful eating - Comer com atenção plena", o leitor irá se deparar com atividades e exercícios práticos, auxiliando-o na nova jornada do comer consciente.

"Muita gente associa [o Mindful Eating] à meditação, tanto que o livro propõe alguns exercícios, como a meditação do chocolate e da uva passa, mas ele é uma prática que vai muito além disso, norteado por outros princípios, como, por exemplo, o não julgamento", ponderou Antonaccio.
Sobre a autora

Cynthia Antonaccio nasceu em Manaus e se radicou na capital paulista assim estudou Nutrição na Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado. Transitando entre a academia e o mercado, fez MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e chegou a criar e manter uma rede de restaurantes com proposta saudável.

Em paralelo, fundou a Equilibrium, hoje Equilibrium Latam, empresa que presta serviços para o setor de alimentos e da qual é CEO. É uma das idealizadoras da Nutrição Comportamental no Brasil e fez a formação de "Mindfulness Based Eating Awareness Training" (MB-EAT) com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Com prefácio de Marle Alvarenga, nutricionista, mestre e doutora pela USP, "Mindful eating - Comer com atenção plena" possui divertidas ilustrações da premiada artista Veridiana Scarpelli e é publicado pela Amarylis, selo editorial da Editora Manole.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por