Saúde ocular

Olhos podem ser o ‘termômetro’ a refletir como anda a saúde do corpo

Especialistas falam sobre a importância do check-up anual na prevenção de doenças como diabetes, câncer e hipertensão

Tiago Melo
online@acritica.com
03/07/2022 às 17:12.
Atualizado em 03/07/2022 às 17:12

Exames regulares nos olhos previnem avanço de várias doenças (Reprodução/Internet)

Diferente do que muitos imaginam, o cuidado com os olhos deve ser regular. Além da importante função de nos permitir enxergar, os olhos também falam muito sobre o nosso estado de saúde. Ou seja, não podemos ir ao oftalmologista somente quando precisamos de uma prescrição para óculos. Especialistas defendem que um check-up anual pode prevenir o avanço de diversas doenças como veremos a seguir.

De acordo com a oftalmologista Emily Souza, os cuidados com os olhos devem começar já nos dois primeiros anos de vida da criança, já que esse é o período em que ocorre cerca de 90% do desenvolvimento da visão.

“A primeira visita ao oftalmologista deve acontecer após o nascimento, a segunda aos seis meses, depois aos dois, quatro e seis anos. O acompanhamento oftalmológico deve ser feito assiduamente durante o pedido da alfabetização. Depois a consulta passa a ser anual. Essas consultas são de extrema importância, principalmente se o paciente tiver histórico familiar de doenças oculares. Quanto mais cedo visitar o oftalmologista, mais precocemente são diagnosticados erros refracionais”, explicou Souza.

Diagnóstico precoce

Segundo a oftalmologista Cecília Garcez, cerca de 60% das doenças que levam à cegueira são tratáveis quando diagnosticadas precocemente.

“Quando falamos das crianças, o diagnóstico precoce de retinoblastoma é capaz de salvar vidas. O glaucoma por exemplo age por muitos anos de maneira silenciosa até que o paciente perceba alteração da visão periférica ou que leve à cegueira. A Retinopatia diabética assim como a Degeneração macular relacionada à idade também não mostram sintomas significativos nas fases iniciais, porém um exame detalhado de fundo de olho pode detectar. A catarata também pode levar à cegueira se não for operada no momento certo”, destacou Garcez.

Infelizmente, grande parte da população procura atendimento médico apenas quando algum problema se manifesta.

“Porém é importante considerar que, assim como ocorre com outras doenças, sintomas significam que o problema pode estar em um estágio mais avançado. Um exame que se destaca nessa tarefa é o de fundo de olho. Com ele conseguimos avaliar nervos, veias e artérias. Muitos problemas de saúde que atingem essas partes podem ser identificados durante a avaliação”, ressaltou Souza.

Problemas para além da visão

Nossos olhos são responsáveis por 85% da nossa percepção e as doenças mais perigosas que podem acometer nossa visão são silenciosas. Quando as pessoas realizam os exames, é possível ver alterações na retina que são características de doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão e até câncer.

“O aumento da glicemia do diabetico pode causar inicialmente turvação da visão, assim como picos de hipertensão, várias doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas através de um exame oftalmológico. Doenças autoimunes e reumatológicas também têm ligação com alterações nos olhos. Os olhos são formados por tecidos chamados de Úvea e que constituem os tecidos da Íris, corpo ciliar, retina e coróide. Quando diagnosticadas doenças reumatológicas, algumas podem ter repercussão com inflamações nos olhos causando as uveítes inflamatórias”, afirmou o oftalmologista Thiago Russo.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por