Operação

Dragas de garimpo ilegal no Rio Madeira são incendiadas pela Polícia Federal

A expectativa é que a operação talvez nem seja finalizada nesta quarta-feira diante da extensão das áreas a serem fiscalizadas.

Jefferson Ramos
12/10/2022 às 22:53.
Atualizado em 12/10/2022 às 22:53

(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quarta-feira (12), operação de repressão ao garimpo ilegal em diversos pontos do Rio Madeira, no Amazonas.

A reportagem teve acesso a vídeos de um grupo de WhatsApp que mostram o desespero de familiares de garimpeiros ao verem as balsas com dragas de garimpo sendo detonadas com dinamite pela PF.

Ainda não há informação oficial a respeito de qual trecho do Rio Madeira as balsas foram encontradas pela fiscalização.

O A CRÍTICA entrou em contato com a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas para obter um balanço da operação, mas ainda aguarda retorno.

A expectativa é que a operação talvez nem seja finalizada nesta quarta-feira diante da extensão das áreas a serem fiscalizadas.

Garimpeiros chegaram a reagir a operação e fecharam um trecho do quilômetro 58 da BR-319 ainda no final da tarde. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou a revolta. 

Em novembro do ano passado, uma operação que envolveu o Ibama e a Polícia Federal combateu centenas de balsas de garimpo que sugavam o leito do Madeira em busca de minério, próximo da comunidade Rosarinho, perto do limite com o município de Nova Olinda do Norte e a apenas 120 quilômetros em linha reta da capital Manaus.

Na época, o saldo da operação foi de 30 balsas queimadas. O Greenpeace chegou a estimar a presença de ao menos 300 balsas.

Oito meses após esta operação, diversas balsas voltaram a formar um paredão para explorar ilegalmente minério na mesma região. 

Por conta disso, as operações na região têm sido frequentes na tentativa de frear a atuação ilegal de garimpeiros.

(*) Colaboarou Lucas Vasconcelos

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por