Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
POLÍTICA

Reitor da Universidade do Porto visita Fundação Tropical para ampliar parceria

A Universidade do Porto tem interesse em ampliar o campo de estágio para seus alunos de Medicina Tropical



reitor_7B301BA7-46A3-4A94-A3BE-AEB8B38121A7.JPG
Foto: Divulgação
22/01/2019 às 17:51

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) recebeu, na manhã desta terça-feira (22), a visita do reitor da Universidade do Porto, Antônio Sousa Pereira, e da pró-reitora, Joana Carvalho. A comitiva veio ao Amazonas interessada em estreitar a parceria com a FMT-HVD e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para a formação de recursos humanos na área de Medicina Tropical.

Durante a visita, que contou com a presença do diretor da FMT-HVD, Marcus Guerra, de membros da reitoria da UFAM - o reitor Sylvio Puga, o vice-reitor, Jacob Moysés Cohen, o pró-reitor Waltair Machado e o chefe de gabinete, Almir Liberato -,  foram feitas tratativas para um acordo de cooperação técnica-científica e de formação de recursos humanos envolvendo as três instituições.

“Tratamos de parceria entre o Estado do Amazonas, por meio da FMT-HVD, com a Ufam e a Universidade do Porto voltada à formação de recursos humanos e abertura de estagio aos residentes de Medicina Tropical de lá. Eles voltaram a ter a matéria e não têm onde estar praticando”, disse Marcus Guerra.

A Universidade do Porto tem interesse em ampliar o campo de estágio para seus alunos de Medicina Tropical, após o aumento da imigração, que trouxe a possibilidade de introdução de doenças infectocontagiosas. Já a FMT-HVD e a Ufam têm interesse em ampliar as vagas de pós-graduação para professores e profissionais das duas instituições.

A área de tecnologia e a indústria 4.0 foram outros temas tratados na visita e que podem ser explorados na proposta que será elaborada para embasar o acordo de cooperação. “Tem um campo vasto a ser explorado nesse sentido, uma vez que a medicina está cada vez mais ligada à alta tecnologia”, disse o diretor da FMT-HVD.

Estrutura

Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias. Possui 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação, onde se encontra a mais importante comunidade acadêmica de Portugal. Tudo isso num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade do Porto e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência acadêmica, científica, mas também social e cultural.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.