Com 269,40 pontos, a agremiação garantiu o sétimo título no Sambódromo de Manaus com o enredo 'Maracanaú: o Galo Faceiro e o Chamado de São João'
Fotos: Paulo Bindá
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba (GRCES) A Grande Família conquistou o título de campeão do grupo especial das escolas de samba de Manaus, com 269,40 pontos, ao término da apuração de notas na tarde desta segunda-feira (16) no Sambódromo da capital, no bairro Dom Pedro, zona Centro-oeste. Com o enredo "Maracanaú: o Galo Faceiro e o Chamado de São João” a agremiação conquistou o sétimo título da história. Em segundo ficou o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vitória Régia com 269,20 pontos, com o enredo “O filho da ilha que encanta o Amazonas”.
A escola volta ao primeiro lugar após 17 anos. O último título “sangue puro” foi conquista no ano de 2009 com o enredo “Venezuela: de Bolívar, o Libertador, ao Petróleo que Move o Mundo!”. Jorge Granjeiro, presidente em exercício da agremiação, celebrou a conquista após, segundo ele, a escola passar por um ano difícil. “Vamos comemorar. Foi muita gente colocando pra trás, e a gente conseguiu colocar essa escola na avenida e conseguimos ser campeões nesse carnaval. É um sentimento de liberdade. Um sentimento de ser campeão”, declarou o gestor.
No último sábado (14), a gigante da zona Leste de Manaus, transformou a avenida do samba em um arraial com uma homenagem ao maior São João do planeta realizado na cidade de Maracanaú. Marlon Oliveira, diretor da ala musical, falou emocionado sobre a conquista do campeonato. “Alívio, alegria, depois de 17 anos a escola conseguiu ser campeã novamente, o último ano foi em 2009, eu ainda era uma criança e agora a gente conseguiu para toda a comunidade, a gente precisava dar essa resposta para a comunidade, graças a Deus deu tudo certo com a ajuda dos sócios, com a ajuda de toda a diretoria, principalmente da comunidade, somos campeões e agora vai ter festa na ZL”, disse.
A gigante da zona Leste de Manaus, transformou a avenida do samba em um arraial com uma homenagem ao maior São João do planeta realizado na cidade de Maracanaú
Terceiro Lugar
O GRCES Andanças de Ciganos, representante do bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, conquistou o terceiro lugar com 268,50 pontos com o enredo “Os ciganos contam suas andanças: 50 anos de história”, uma celebração ao jubileu da própria agremiação. No ano passado, a escola ficou em sexto lugar e em terceiro no ano de 2024 como enredo “Sofia - A Arte da Sabedoria”. Vilson Benayon, presidente da agremiação, celebrou o troféu de terceiro lugar.
“Eu nunca fiz um desfile tão difícil, a gente não sabia quem ia ganhar. Juro pra vocês que eu acompanhei todas as escolas e até a última escola, eu fui surpreendido com um Carnaval muito bonito. Preciso agradecer a Deus e a todas as escolas. As pessoas que ajudaram Andanças de Ciganos nesse carnaval foi muito difícil. E tem festa no bairro da Cachoeirinha. agradecer ao secretário Caio André por acreditar no Carnaval, trazer inovação pro Carnaval e o resultado foi o sambódromo lotado, as escolas compraram a ideia, fizeram o melhor Carnaval de todos os tempos”, disse Benayon.
O GRCES Andanças de Ciganos, representante do bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, conquistou o terceiro lugar com 268,50 pontos
Tensão
A apuração começou com a leitura das penalidades pela Comissão de Obrigatoriedade do Carnaval, montada pela Secretaria de Cultura. A Andanças de Ciganas não teve perca de pontos pois cumpriu todas as obrigatoriedades dentro do regulamento. Já as demais sofreram sanções pelo não cumprimento ou quebra de regulamento como propaganda irregular, número de componentes de alas e na comissão de frente: Presidente Vargas (-2 décimos); A Grande Familia (-1 décimo); Reino Unido da Liberdade (-2 décimos); Aparecida (-2 décimos); Vila da Barra (-1 décimo); Vitória Régia (-3 décimos); e Unidos do Alvorada (-2 décimos).
A jurada Alessandra Belmiro, terceira julgadora do quesito Alegorias e Adereços, atribuiu nota abaixo da estipulado pelo regulamento o que gerou tumulto durante a leitura. A Comissão de Obrigatoriedade em acordo com o regulamento decidiu atribuir nota máxima para todas as escolas. Belmiro deu nota 9.4 para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade neste item. O regulamento do Carnaval de Manaus determina que a nota mínima seja 9.5 e a máxima dez.
Um erro no sistema de soma de notas casou outro tumulto na apuração e quase tira o terceiro lugar do GRCES Andanças de Ciganos. “A última nota, quando o diretor leu 9.8. O apontador acabou colocando a nota com o ponto e não se soma com ponto, mas com vírgula. E acabou que a nota não entrou, mas foi corrigido a tempo e a troféu foi entregue para as ciganas”, esclareceu Caio André, secretário de cultura.
Galeria de Imagens