CURRAL DO GARANTIDO

Galera encarnada lota o Sambódromo em celebração a noite da Cunhã Poranga

Evento trouxe Isabelle Nogueira fazendo, pela primeira vez, a evolução com a toada “Isa-A-Bela”. A noite também foi dedicada às mães encarnadas

Gabrielly Gentil
08/05/2022 às 11:29.
Atualizado em 08/05/2022 às 12:33

Cunhã Poranga Isabelle Nogueira (Foto: Arlesson Sicsu)

O ponto de encontro da nação vermelha e branca, neste fim de semana, foi no Curral do Boi Garantido. O sábado (07), foi marcado pela emoção e alegria contagiante da galera encarnada, que lotou o Sambódromo, em Manaus, para celebrar “A noite da Cunhã Poranga” em homenagem às Rosas Vermelhas – evento no qual Isabelle Nogueira fez, pela primeira vez, a evolução com a toada “Isa-A-Bela”, uma composição de Paulinho Du Sagradu, do álbum 2022, “Amazônia do Povo Vermelho”. A grande festa também  foi realizada em homenagem as mães. 

Os shows ficaram por conta do apresentador Israel Paulain e do levantador Sebastião Jr., além de Leonardo Castelo (Amo Arena 2) e Márcia Siqueira. A Batucada Oficial; os grupos de dança “Garantido Show”, “Somos um Show” e “Grupo Aghata”; a torcida oficial Comando Garantido; e o cantor Carlinhos do Boi também marcaram presença. 

Chegada da Cunhã

Nem mesmo a chuva foi capaz de atrapalhar a chegada triunfal da mais bela mulher da aldeia. Do alto, conduzida por um guindaste, a Cunhã Poranga Isabelle Nogueira aterrissou no palco do evento, numa superestrutura em formato de coração – em homenagem as mães.

Cunhã Isabelle Nogueira chegou numa superestrutura em formato de coração durante a chuva

“Vamos homenagear as nossas rosas vermelhas, rainhas, e cunhãs, inclusive, a minha mãe. Quero aproveitar e deixar aqui uma homenagem a ela, porque a minha mãe me ensinou a ser garantido, ela me levava ‘cunhatãzinha’ para os eventos do meu boi”, disse Isabelle, enquanto se preparava para estrear a toada “Isa-A-Bela”. A expectativa era altíssima – e deu tudo certo!

“Eu tô muito alegre e muito grata a Deus por esse momento! Eu voltei no meu passado: quando eu era dançarina de palco, eu dançava nessas festas pra prestigiar as itens do meu boi; eu era bailarina, e ficava ansiosa pra ver elas dançando – eu já sonhava em ser item. Batalhei muito pra chegar aqui, e para a honra e glória do Senhor, hoje eu estou Cunhã Poranga, e estou vivendo esse momento incrível. Tô muito grata e feliz!”, comentou Nogueira, acerca de sua apresentação.

Torcida encarnada

A paixão pelo bumbá de coração na testa levou a torcedora Tassia Nascimento, de 27 anos, ao Sambódromo, para prestigiar a noite da Cunhã Poranga. A jovem tem o sonho de conhecer o Festival Folclórico de Parintins, mas, enquanto isso, busca viver um pouco mais dessa cultura, participando dos eventos em Manaus – e claro que ela não deixaria de marcar presença em mais um Curral.

Tassia Nascimento, 27 anos

“Vim ver tudo que tenho direito!”, disse Tassia, enquanto dançava em meio à torcida encarnada. “Estou adorando essa experiência com o povo, a multidão... Faz tanto tempo que estamos nessa pandemia, e poder reviver isso é esplêndido”, completou.

O diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira destacou, inclusive, a importância da realização desses eventos em Manaus.

Diretor de eventos do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Rivaldo Pereira

“A gente sempre fala que em Manaus, você tem que mostrar alguma coisa pra quem não tem condições de ir a Parintins – o espetáculo é grandioso, mas tem pessoas que nunca foram. A gente fala sempre, que é uma forma, não só, de você trazer o público ao Curral, mas ensinar o ritmo da Amazônia; ensinar o bailado do boi-bumbá, pra quando for a Parintins, já saber o que vai fazer lá na galera do Garantido”, disse ele.

Enquanto isso, no Curral do Garantido, em Manaus, há espaço para todos – até para torcedor contrário. O amazonense Fábio Castro, de 37 anos, era um pontinho azul em meio à multidão vermelha e branca. Para ele, a valorização da cultura está acima de qualquer rivalidade.

Fábio Castro, 37 anos

“Sou Caprichoso, mas estou prestigiando o evento do contrário, afinal de contas, a gente precisa valorizar a cultura da nossa terra, e pra isso precisamos valorizar os dois bois. Eu fui ontem no evento do Caprichoso, e hoje vim aqui prestigiar o boi Garantido, e a expectativa é a melhor: que seja uma festa feliz, alegre, principalmente para os torcedores do Garantido”, ressaltou Castro.

Yanomami

O show principal foi iniciado com um protesto, um clamor pela situação dos indígenas da etnia Yanomami. A líder indígena do povo Witoto, Vanda Witoto – primeira pessoa no Amazonas a receber a vacina Coronavac – se emocionou ao conceder entrevista ao A CRÍTICA. “Ainda estou emocionada!”, começou dizendo. 

(Foto: Arlesson Sicsu)

E continuou: “O nosso povo continua sendo violentado, as nossas crianças continuam sendo estupradas, como há cinco séculos atrás - e a sociedade continua não enxergando essa violência! É gigantesca as atrocidades que tem acontecido dentro dos nossos territórios, as crianças mulheres são as principais vítimas, hoje. Somos resistência o tempo todo, a cada dia que a gente acorda é uma resistência! A gente não consegue ta num ambiente desse dançando, enquanto no nosso território, essa violência continua. E nós estamos na cidade podendo gritar essas vozes que são silenciadas dentro da floresta”, conclamou Witoto.

O apresentador Israel Paulain também comentou sobre a bandeira levantada pelo Garantido, na qual considera muito especial. “Vamos entrar nesse show de hoje fazendo um repúdio, um protesto, e mostrando pra todos que o Garantido se importa muito com a vida indígena, quer muito respeito, e vai levar esse sentimento também para a Arena, esse ano, no festival que será histórico, será o maior de todos os tempos”, destacou.

A vice-presidente do Boi Garantido, Ida Silva, ressaltou o empenho de toda a equipe, em realizar o maior dos festivais.  “Esse evento de hoje, assim como os outros, é uma prévia desse calor humano que sentimos da nossa galera. Vindo de uma pandemia de dois anos, sem poder estarmos juntos, é só gratidão a Deus. Estamos preparados! Esse vai ser o melhor espetáculo já visto na Arena, e nós vamos para o bicampeonato se Deus quiser. Nosso pessoal está trabalhando para apresentar o melhor dos festivais, o melhor boi-bumbá, o melhor Garantido”, concluiu.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por