Na Arena Amadeu Teixeira

Após dois anos suspensos, Jogos Escolares do Amazonas iniciam a 43ª edição

Cerimônia de abertura contou com o desfile das delegações das escolas estaduais de 29 municípios e da capital

acritica.com
online@acritica.com
14/07/2022 às 18:09.
Atualizado em 14/07/2022 às 18:10

Abertura ocorreu pela manhã na Arena Amadeu Teixeira (Euzivaldo Queiroz/Seduc)

Teve início, nesta quinta-feira (14), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, a 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s). A competição é um dos maiores eventos esportivos do Estado e foi suspenso por dois anos, devido à pandemia da Covid-19. A cerimônia de abertura contou com o desfile das delegações das escolas estaduais de 29 municípios e da capital Manaus.

O estudante Jailson Leite da Silva, da Escola Estadual Vasco Vasques, realizou o acendimento da Pira Olímpica - uma representação simbólica que remete à Grécia Antiga, onde as Olimpíadas tiveram sua origem.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, enfatizou a importância de valorizar o esporte escolar. “Esse é um momento único para o estado do Amazonas, porque nós somos fortes demais, nós superamos todas as adversidades. O esporte traz a união, o crescimento, o fortalecimento, o aprendizado, o esporte nos une em uma só voz, a voz de querer fazer a diferença, levando o nome do estado do Amazonas para o Brasil e, quiçá, para o exterior”, concluiu.

Prestes a estrear nas quadras, a estudante Mayssa Marques, que competirá no Voleibol, descreve a ansiedade em retomar a disputa. “Após dois anos sem os jogos estudantis, nós estamos com a expectativa de levar pelo menos um prêmio para a escola”, explicou.

Representantes de 29 municípios participaram da abertura: Autazes, Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Benjamin Constant, Borba, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé, Urucará e Urucurituba.

Representando o município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), o estudante João Castro afirma que veio para os Jogos Escolares com o intuito de sair campeão. “Viemos representando o nosso município na modalidade de futsal juvenil, de 15 a 17 anos, e viemos para o polo de Manaus, onde o nosso objetivo é ser campeão mais uma vez”, disse o aluno.

JEBs

Os vencedores dos JEA’s poderão competir nos Jogos Escolares Brasileiros. A fase nacional está prevista para ser realizada de 1º a 18 de setembro, contando com a participação de estudantes e professores de todo o Brasil.

(Euzivaldo Queiroz/Seduc)

(Euzivaldo Queiroz/Seduc)

(Euzivaldo Queirz/Seduc)

(Euzivaldo Queiroz/Seduc)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por