Queimadas

Chuva alivia fumaça em Manaus, mas é exceção, diz meteorologista

Forte chuva que caiu na madrugada deste sábado dispersou um pouco a fumaça que encobria a cidade melhorando a qualidade do ar

Waldick Júnior
14/10/2023 às 10:48.
Atualizado em 14/10/2023 às 10:48

Foto: Junio Matos

Na madrugada deste sábado (14), uma forte chuva caiu sobre Manaus e a região metropolitana, ajudando a reduzir focos de incêndio e a densa fumaça que cobre a área. Amazonenses relataram a sensação de alívio pelas redes sociais, mas o meteorologista Leonardo Vergasta, doutor em Clima e Ambiente (Inpa), disse para A CRÍTICA que o fenômeno foi uma exceção.

“Essa chuva foi uma exceção. Não indica nada a respeito do início do período chuvoso ou algo do tipo. Pelo contrário, esse tipo de chuva é comum nessa época do ano, pela maneira como veio. Tivemos dias muito quentes, com umidade elevada, e isso ajudou na formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical”, afirma o especialista.

Na manhã desta sexta-feira (13) não era possível enxergar a extensão da ponte sobre o rio Negro por conta da fumaça

 Ele lembra que, por coincidência, a forte chuva caiu no Dia do Meteorologista e diz que, durante a madrugada, após ser acordado pelo barulho da tempestade, correu para verificar as imagens de um dos satélites de monitoramento.

“A formação dessas nuvens se iniciou no município de Careiro e acabou entrando pela parte Sudeste de Manaus. Esse tipo de chuva é formado devido às altas temperaturas e à grande umidade. Contudo, a quantidade de material particulado na atmosfera estava enorme, material que vem da fumaça, e acabou contribuindo ainda mais para a formação dessa chuva”, explica o meteorologista.

Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, o índice pluviométrico (do nível da chuva) chegou a 20 milímetros.  Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 26 milímetros de chuvas na Redenção, na zona Centro-Oeste. Índices acima de 25 milímetros já são considerados ‘chuva forte’.

Alívio

Ainda durante a madrugada, alguns amazonenses aproveitaram o momento para expressar alívio após semanas com fumaça de queimadas cobrindo cidades da região metropolitana de Manaus.
“São 04h17 da madrugada e acordei assustada com a chuva forte, mas agradecida, pois é o que Manaus precisa pra amenizar tanta fumaça”, afirmou um perfil no X, antigo Twitter.

O meteorologista e climatologista Willy Hagi, escreveu no X que Manaus havia amanhecido com um ar mais respirável, segundo dados da plataforma Selva, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “A chuva da madrugada (19 mm) deu uma força, mas os níveis de qualidade do ar ainda não estão dentro do ideal até o começo dessa manhã”, disse ele.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por