Caberá ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União), decidir se a investigação vai mesmo seguir em frente.
(Foto: Agência Brasil)
Dos três senadores do Amazonas, só Plínio Valério (PSDB) entrou na lista de apoio à CPI articulada por Alessandro Vieira (MDB-SE) para investigar as condutas dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli no caso Banco Master.Até o final da noite desta segunda-feira (9), o requerimento havia alcançado 35 assinaturas, 8 acima do mínimo de necessário no Senado. Caberá ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União), decidir se a investigação vai mesmo seguir em frente.
Base - Nenhum senador do PT assinou o pedido de abertura de CPI. Entre os parlamentares da base governista, apenas o senador Flávio Arns (PSB) rubricou o documento.
Alvo - A CPI pretendida mira as relações dos ministros com o banqueiro Daniel Vorcaro e, de certo modo, amplia o desgaste político do Supremo em meio à nova rodada de revelações do caso Master.
Retrato - No Amazonas, o contraste entre os três senadores acaba produzindo uma fotografia política: Plínio escolheu o confronto; Braga e Omar, ao menos por ora, preferiram não embarcar numa iniciativa de alto teor explosivo.
Contexto - Alexandre de Moraes entrou no centro da nova crise do caso Banco Master após a revelação de mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro, que indicam interlocução direta entre o banqueiro e o ministro. O material turbinou a ofensiva da oposição no Senado.
Vínculo - No caso de Dias Toffoli, a pressão política cresceu a partir da divulgação de ligação entre empreendimento de familiares do ministro e fundos ligados ao Banco Master.
Disputa - A primeira sondagem de 2026 a testar os nomes que estão postos para a corrida eleitoral que se avizinha no Amazonas mostra que a disputa tende a ser acirrada.
Dianteira - De acordo com o Instituto Direto ao Ponto Pesquisas, no cenário estimulado com os três nomes que até aqui confirmaram participação na eleição, o senador Omar Aziz aparece com 35% das intenções de voto e a empresária Maria do Carmo Seffair (PL) soma 30%. Já o prefeito David Almeida (Avante) tem 24%.
Fôlego - Quando o vice-governador Tadeu de Souza (PP) é adicionado e aparece entre as oçpões, Omar fica com 32%, David e Maria com 23%, e Tadeu com 10%. Há um ano, aliás, o vice-governador tinha só metade do índice em que aparece agora. Ele segue em ritmo acelerado nas agendas do Estado. Curiosamente, o governador Wilson Lima (União) também.
Indecisos - Mesmo com Omar na dianteira em cenários estimulados, o volume de indecisos na sondagem espontânea indica um eleitorado ainda pouco cristalizado.Isso porque, conforme a pesquisa, 77% dos eleitores não indicaram (não souberam ou não responderam) em quem votariam.
Rejeição - Entre os nomes testados, David Almeida apresenta a maior taxa de rejeição, com 29%. Omar Aziz e Maria do Carmo aparecem com 22% e 19%, respectivamente.
Território - A pesquisa separa os números entre Manaus e interior, mostrando diferenças relevantes de desempenho entre os candidatos, um fator que tende a pesar na montagem das estratégias de campanha.