PLEITO DOS EDUCADORES

Wilson Lima afirma que percentual de revisão da data base dos educadores está em estudo pelo governo

Segundo o governador do Amazonas, a queda na arrecadação é o que dificulta a revisão da data-base dos profissionais da educação

Giovanna Marinho
online@acritica.com
17/05/2023 às 13:52.
Atualizado em 17/05/2023 às 13:52

Em Brasília, o governador Wilson Lima (UP) afirmou à TV ACRÍTICA que entende o pleito dos profissionais da educação, mas afirmou que a redução da arrecadação tem dificultado a revisão da data-base. Na manhã desta quarta-feira (17), trabalhadores paralisaram parcialmente as atividades e foram para a frente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) pedir reajuste salarial.

"É um pleito muito justo. Estou estudando com a minha equipe entendendo que percentual a gente pode chegar com relação à data base. Temos uma dificuldade orçamentária como todo o Brasil está enfrentando. Se você pegar os estados, não tenho notícias daqueles que estão fazendo algum tipo de reajuste ou dando data-base. Todos eles estão tentando fazer arranjos, como o estado do Amazonas, para poder fechar as contas", declarou o governador ao correspondente Igor Damasceno.

Segundo o governador, que cumpre agenda com ministros, neste mês o estado registrou uma queda na arrecadação e inclusive os poderes têm sentido o impacto. No ano passado, duas leis complementares encaminhadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) impuseram um teto de 17% ou de 18% para o ICMS sobre combustíveis, energia, telecomunicações e transporte público, o que derrubou a arrecadação dos governos estaduais.

Durante a manhã, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) se reuniram com deputados da Comissão de Educação da ALE-AM e com o presidente da Casa, Roberto Cidade (UP). Ficou definido que nesta quinta-feira (18), o sindicato irá ter uma reunião com o governo do Amazonas para negociar o fim da greve que ocorre em 42 municípios, mesmo com a decisão liminar do desembargador Domingos Chalub considerando a paralisação ilegal.

"Conversei agora há pouco com o presidente da Assembleia, Roberto Cidade, para a gente sentar e tentar entender que caminho que a gente pode chegar e qual percentual a gente pode chegar para essa categoria. Quero reforçar o meu compromisso com a educação e sobretudo com os servidores da educação", afirmou o governador ao afirmar que o governo tem realizado várias ações em prol da classe, como repasse do abono do Fundeb, investimentos em qualificação e renquadramento de profissionais.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por