Hospedagem

Amazonenses apostam no potencial turístico da cidade de Novo Airão

Município localizado a duas horas e meia da capital amazonense se tornou foco de empreendedores

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
26/11/2022 às 16:45.
Atualizado em 26/11/2022 às 16:48

A cidade é conhecida pelas belas praias de água doce (Diego Peres/Divulgação)

Além das belíssimas praias de água doce, das trilhas alagadas e dos famosos Parques Nacionais de Anavilhanas e do Jaú, o município de Novo Airão, distante 115 quilômetros de Manaus, também é ideal para quem deseja descansar em aconchegantes hospedagens rústicas, oferecidas por quem, um dia, visitou a cidade e se apaixonou pelo lugar.

É o caso do fotógrafo Diego Peres, que sempre sonhou em empreender e encontrou em Novo Airão um motivo a mais para investir no negócio próprio. “No primeiro final de semana que passei em Novo Airão já vi o potencial enorme do município. Eu fiz um passeio de barco, fomos navegando pelo Arquipélago de Anavilhanas até chegar na praia e para mim foi como se eu tivesse vendo a coisa mais valiosa do mundo, plena amazônia selvagem, a apenas duas horas e 30 minutos de Manaus”, relata Diego.

Desde a experiência, ele passou a procurar um terreno para investir em hospedagens por temporada. Inspirado pela Amazon Best Homes, empresa pioneira em locação de casas no município, o fotógrafo decidiu investir no mesmo ramo, em 2021. “Conheci uma família que me ajudou a encontrar o terreno e desde então foi uma imersão total na construção da Casa de Cumaru”, relembra.

Casa de Cumaru foi idealizada pelo fotógrafo Diego Peres, que escolheu desde a madeira aos objetos de decoração (Diego Peres/Divulgação)

Novo Airão, que já foi polo de construção naval, possui muitos profissionais que trabalham com madeira, e este também era um dos sonhos de Diego: ter uma casa de madeira. “Eu pensei em uma casa que trouxesse paz, sossego, sem concreto, que não lembrasse a correria da cidade grande. Pesquisei os tipos de madeira e encontrei a Cumaru, madeira bonita, nobre, um pouco mais cara que as demais, acabou fugindo um pouco do meu orçamento mas eu estava decidido a investir tudo que eu tinha neste negócio”.

“Usei toda minha criatividade que uso na fotografia para investir na casa e tudo foi muito bem pensado: desde a decoração ao projeto, com ajuda de um arquiteto”, conclui Diego Peres

Paz e benção

A dentista Carol Pedrosa, da Vila Apuí, teve a mesma experiência. Novo Airão foi o refúgio dela durante a pandemia. “Conheci a convite de uma amiga e ficamos em uma das casas da Amazon Best Homes (referência e inspiração para mim em matéria de hospedagem em Novo Airão). Novo Airão tem a capacidade de misturar natureza, aventura e misticismo com arte, cultura e uma cidade estruturada para o turismo, comparada com qualquer outra cidade do interior do Amazonas. Foi sempre muito prazeroso ir pra lá, e a vontade de estar lá crescia a cada vez que visitávamos. A ideia do negócio surgiu pela vontade de eternizar esse sentimento transformador que a cidade nos proporcionou, e poder oferecer isso para mais pessoas também, do nosso jeito”, lembra.

A ideia inicial da dentista era de comprar um terreno para construir uma casa de veraneio para uso próprio. “Mas as conexões e insights que vieram a cada visita a Novo Airão me levaram a ideia de criar algo diferente, onde eu pudesse oferecer aos hóspedes um lugar agradável e seguro para hospedagem, mas também uma experiência”, relata.

Carol batizou a primeira casa da Vila Apuí de “Casa Bença” em homenagem a avó (Bianca Porto/Divulgação)

A primeira casa da Vila Apuí se chama Casa Bença, uma homenagem à avó de Carol, que morava numa casa de madeira quando ela era criança. “Eu sempre lembro com carinho dos anos naquela casa. E o conceito da Casa Bença é muito pessoal e querido pra mim. É o que vivo. A conexão com a espiritualidade, com as minhas ancestrais curandeiras e todas as abuelas da minha linhagem”.

A dentista afirma que, apesar das dificuldades financeiras que têm assolado o país, “as pessoas precisam desses momentos de reconexão consigo mesmas”. Na minha percepção, a busca por um contato mais próximo com a natureza vem se intensificando, e nossa Vila Apuí é uma opção de negócio com propósito que visa estimular esse momento de reconexão”.

Destaque

A Casa de Cumaru está no Airbnb e as reservas podem ser feitas diretamente pelo site. Para quem quiser conhecer mais da hospedagem, basta acessar a página no Instagram: @casadecumaru. A Vila Apuí também está no Instagram, pelo @vila.apui. As reservas podem ser feitas por lá ou pelo (92) 982423087. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por