Publicidade
Blogs

Soluções de arquitetura e design de interiores melhoram 'conforto térmico' dentro de casa

Profissionais dão dicas de como amenizar a temperatura a partir de algumas adaptações práticas 19/09/2017 às 12:51 - Atualizado em 19/09/2017 às 13:20
Show vida0817 12f
Varandas revestidas em vidro podem receber películas ou telas solares

Rosiel Mendonça
rosiel@acritica.com

Há quem diga que só o ar-condicionado é a solução para o calor de Manaus. Mas essa alternativa pode acabar pesando no bolso em tempos de tarifas em alta e orçamento apertado, principalmente quando se tem mais de um aparelho dentro de casa. Uma forma de garantir o conforto térmico da residência, sem recorrer a um “supersistema” de refrigeração, é investindo em algumas soluções de arquitetura e design de interiores, garante a arquiteta Ingrid Ferreira.

Segundo ela, o problema com o calor pode ser amenizado já na fase de planejamento, mas nada impede algumas adaptações posteriores. “Um profissional capacitado faz toda diferença na hora de projetar seu espaço de forma eficiente, funcional e harmoniosa”, diz. “Um ponto importantíssimo na hora de projetar é levar em consideração o comportamento do sol, da ventilação, e como ambos vão interagir com a casa, além dos materiais empregados na construção”.

Pé direito alto, vãos internos, janelas amplas e que permitam uma ventilação cruzada estão entre as estratégias que Ingrid aponta. Ela explica que ventilação cruzada é quando as janelas e portas são colocadas em paredes opostas ou adjacentes, permitindo uma melhor circulação do ar que entra na casa. “Paredes externas mais grossas e que recebam acabamento com tintas térmicas e autorreflexivas também são indicadas. Esse tipo de tinta tem preços acessíveis, é encontrada em diversas cores e pode reduzir a temperatura interna em até 30%”.

No caso de janelas e varandas fechadas em vidro, a arquiteta diz que ainda é possível amenizar o calor com a aplicação de película de controle solar transparente ou incolor. “Assim, permitimos que a luz entre no ambiente sem interferir no resultado estético da fachada. Uma vantagem é que isso pode ser combinado com telas de controle solar, como as persianas. Nas varandas, podemos usar também uma rede aconchegante, que traz personalidade e é algo bem conhecido na região”.

Tecnologia

A tecnologia continua sendo outra boa aliada em épocas de Sol intenso. Nesse time estão as lâmpadas de LED, que geram menos calor e são mais econômicas. Um item que parece coisa do passado também é uma solução que continua atual: o famoso ventilador de teto. “Temos inúmeras opções no mercado que podem combinar com a decora- ção. Os ventiladores são ótimos para desfazer aqueles bolsões de ar quente que deixam o ambiente abafado”, completa Ingrid.

Mais tecnológicos ainda são os sistemas de automação capazes de controlar a temperatura ambiente. Por meio de sensores de calor, esses sistemas acionam os equipamentos conforme a necessidade – primeiro as persianas e telas solares, depois os ares-condicionados, e por aí vai. “Em Manaus a gente já encontra empresas especializadas nisso, com projetos eficientes e valores acessíveis”, finaliza a arquiteta.

Outro olhar

O arquiteto Bruno Moraes também destaca algumas estratégias para escapar do calor:

Telhado verde ou branco: "Telhados verdes são coberturas ajardinadas, as plantas e a terra desta cobertura ajudam a proteger a residência da incidência direta dos raios solares. Também ajudam a diminuir a poluição, pois ela é depositada sobre o jardim ao invés de ficar solta pelo ar. Pintar o telhado de branco seria uma outra solução rápida, mais barata e bastante significativa. As cores marrom e vermelho, geralmente encontradas nos telhados convencionais chegam a absorver até 80% da radiação solar, transmitindo calor para as edificações".

Exaustão natural: "Em alguns projetos do nosso escritório, a residência estava localizada em locais ensolarados, então realizamos propositalmente uma abertura na cumeeira do telhado. O raciocínio é muito simples - o ar quente sempre sobe e o ar gelado é pesado e desce. Com a abertura na cumeeira, que é o ponto mais alto da residência, você terá um sistema de exaustão natural".

Dicas

Charmosos, os brises podem ser usados nas fachadas ou janelas com maior incidência de Sol.

Brises ainda caem bem nas áreas internas quando as edificações estão mal posicionadas ou a fachada não admite intervenções.

Pisos frios, como porcelanatos, cerâmicos e afins, contribuem para a diminuição do calor.

Um paisagismo adequado pode ajudar na manutenção da temperatura ambiente.

Uso de tecidos leves na forração de sofás, poltronas e almofadas.

O ar-condicionado deve estar dimensionado e posicionado de forma correta para não “competir” com o calor.