Quarta-feira, 03 de Junho de 2020

Jardinagem na quarentena: utilize os insumos da sua casa no jardim

Penso que seja urgente repensamos o nosso consumo, de onde vem o alimento e como podemos utilizar cada espaço disponível em nosso lar para plantar comida


15/04/2020 às 16:38

Estamos em isolamento social há semanas. Já faxinamos a casa, arrumamos os armários, separamos roupas e outros objetos para doação, testamos novos cardápios, assistimos lives e zapeamos nas redes sociais muito mais do que de costume.

Nesses dias de confinamento, tenho refletido muito mais sobre autonomia e segurança alimentar. Por isso, estamos levando a sério o nosso projeto de plantar todo o alimento que pudermos aqui no Sítio Gramado, para dependermos cada vez menos dos mercados e hortifrutis. A boa notícia é que não é necessário morar na roça para cultivar o próprio alimento. Nos centros urbanos está cada vez mais comum hortas em apartamentos, mesmo os que não têm varanda - algumas horas de sol em uma janela do apartamento ou sobrado, é o suficiente para cultivar temperos e hortaliças, imagina só então quem tem quintal em casa; dá pra plantar muita coisa! Penso que seja urgente repensamos o nosso consumo, de onde vem o alimento e como podemos utilizar cada espaço disponível em nosso lar para plantar comida.

A jardinagem é uma ótima forma de iniciarmos essa revolução. E sobretudo, de se reconectar com a natureza - além de manter o corpo e a mente saudáveis em meio à pandemia. Com criatividade, dá para reaproveitar vários insumos da cozinha e do próprio quintal, substituindo substratos, vasos, adubos, ferramentas e sementes compradas em casas de jardinagem. Duvida? Então, veja abaixo as cinco dicas que preparei pra você começar agora a jardinar sem precisar sair de casa para comprar insumos para o jardim.

5 dicas criativas para jardinar nesta quarentena

#dica 1: Plantando sem comprar sementes

 Use sementes dos legumes e frutas que você comprou em feiras e mercados (beringela, tomate, kiwi, melancia, abóbora, maxixe, pepino, limão, laranja, mexerica, quiabo, morango, etc.)

#dica 2: Reviva as hortaliças e temperos do mercado

Com uma tesoura, corte abaixo dos ramos das plantas, após o plantio dos talos e raízes, você vai presenciar o milagre da natureza acontecer. Faça isso com o agrião, rúcula, cebolinha, salsinha e coentro, são muitas as hortaliças e temperos que você pode replantar.

#dica 3: Composteira doméstica

Agora é o momento de construir a tão sonhada composteira ou minhocário. Dessa forma você resolve parte dos resíduos da cozinha que vão para lixo (ajudando a proteger o meio ambiente) e ainda, vai fornecer para as suas plantas o melhor adubo do mundo, rico em macro e micro nutrientes.

#dica 4: Recipientes para substituir vasos convencionais

Garrafas pets, latas de leite, galochas, xícaras e canecas, chaleiras antigas, podem ser a solução que você precisa para plantar as suas mudas ou sementes. Dá para pintar, customizar todo esse material, transformar uma garrafa pet em formato de bichos, fica uma graça! Não esqueça de fazer furos nos fundos dos recipientes para permitir escoar a água das regas.

#dica 5: Controle de pragas e doenças sem veneno

Existem várias caldas naturais para utilizar nas plantinhas acometidas por bichinhos indesejáveis no jardim. Vou deixar aqui uma receita pá-pum, feita à base de alho e pimenta.

Anote aí os ingredientes e forma de preparo da calda natural.

1 pedaço de sabão de coco

4 litros de água quente

2 cabeças de alho finamente picadas

2 colheres de sopa de pimenta vermelha (picada)

Dissolver o pedaço de sabão de um tamanho de um polegar (50g) em 4 litros de água. Juntar duas cabeças de alho picadas + a pimenta, coar em um pano fino ou peneira bem fina. Aplicar nas plantas com um borrifador.

Workshop para quem quer ir além

 

E pensando em você que quer colocar as mãos na terra e aproveitar os dias de isolamento social para jardinar aproveitando um rico universo de possibilidades e insumos que existem aí na sua casa, a Raquel Patro do site jardineiro.net,  e eu, Marilua Feitoza, lançamos o workshop Jardinagem na Quarentana. É um curso 100% on-line para você aprender sobre jardinagem agroecológica no conforto da sua casa, com aulas totalmente práticas e temáticas. O curso já está disponível na plataforma Hotmart.  Ah...e quem se matricular no curso terá suporte para as dúvidas comigo e com a Raquel, tudo on-line, num grupo especial que criamos para atender de forma personalizada todos os nossos alunos. Link para inscrição, abaixo ou pelo Whatsapp (013) 99610-8632:

 

https://www.hotmart.com/product/jardinagem-na-quarentena/W25511307I?ref=I26677393I

 

 

Desejo que o verde floresça em nossos corações nesta quarentena. E que plantar o seu alimento seja o novo projeto da sua vida.

 

Um forte abraço!

 

Marilua.


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.