Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
PESQUISA PIONEIRA

AM comandará primeira pesquisa com cloroquina contra novo coronavírus no Brasil

Referência mundial em tratamento de malária com o medicamento, o Amazonas irá avaliar a eficácia da cloroquina associada a outros medicamentos em pacientes graves infectados com a Covid-19



Cloroquina-hidroxicloroquina-para-coronavirus-Covid-19-CAPA-995x500_99092DCB-3081-46B6-B0AF-6FD035319962.jpg Foto: Reprodução/Internet
23/03/2020 às 18:00

O estado do Amazonas comandará a primeira pesquisa brasileira para avaliar a eficácia do medicamento cloroquina contra o novo coronavírus (Covid-19). Em anúncio feito via live pelo Facebook do Governo do Amazonas, o governador Wilson Lima destacou que o estado recebeu aprovação da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conepe) para iniciar, a partir desta segunda-feira (23), o uso do medicamento em pacientes graves internados com a nova doença.

O medicamento foi escolhido após testes realizados em pacientes graves em países europeus como a França que, conforme a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, apresentaram 100% de efetividade de cura contra a doença, apesar de ter sido testado em pequena escala e com baixo número de amostragem.



“O Amazonas é referência mundial no combate à malária com o uso da cloroquina e, agora, poderemos verificar a ação deste mesmo medicamento em pacientes graves do Amazonas”, anunciou o governador durante a transmissão ao vivo em que determinou o estado de calamidade pública no Amazonas.

No Amazonas, a pesquisa será coordenada pelo médico da Fundação de Medicina Tropical e pesquisador da Fiocruz Amazonas, Marcus Lacerda. Por meio de um post em sua página pessoal Instagram, o médico destacou que inicia, ainda hoje, os testes em um paciente que está internado no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz.

“Recebemos a aprovação da Conepe autorizando a gente a iniciar o primeiro estudo brasileiro para verificar a eficácia da cloroquina contra a doença Covid-19 grave em pacientes internados. A nossa equipe toda já está se mobilizando para o Hospital Delphina Aziz onde deve fazer, ainda hoje, a inclusão do primeiro paciente nesse importante protocolo de pesquisa”, disse o médico.

“Sem dúvidas esse protocolo vai dar muitas respostas importantes para o Ministério da Saúde e para a população e a gente espera ter muito em breve boas notícias para contribuir com a sociedade científica”, concluiu Marcus Lacerda.

Alerta contra automedicação

Ainda durante a live, Wilson Lima alertou que a cloroquina e remédios que contenham o composto do medicamento na sua composição química estão sendo controlados pela Anvisa.

“Houve uma grande corrida às farmácias para a compra desenfreada desse medicamento. Isso é prejudicial não apenas para a nossa saúde, mas também para outras pessoas que realmente necessitam do medicamento, e que acabam não encontrando nas farmácias.

News cd352277 0e1c 46a0 a7be 1c103dc77fdf 61069a10 0ddc 4dd3 a064 0924327cad53
Subeditor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.