Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
DADOS

Amazonas chega a 140 casos de coronavírus e tem dez pacientes em UTIs

No interior do Amazonas, foram registrados novos casos em Itacoatiara (dois) e Anori (um). No total, há 21 pacientes internados, a maioria na rede privada



WhatsApp_Image_2020-03-29_at_14.25.56_5FAA3C0B-4B96-4BD2-A615-FBEDFF7258A2.jpeg
29/03/2020 às 14:28

O Amazonas saltou, em 24 horas, de 111 para 140 casos do novo coronavírus no Estado. Os dados foram divulgados neste domingo, em coletiva de imprensa com a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas e a Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme os novos dados, são 131 casos na capital Manaus e nove no interior: dois em Parintins, dois em Manacapuru, dois em Itacoatiara, em em Santo Antônio do Içá, um em Boca do Acre e um em Anori. Agora, são seis municípios atingidos, com os registros de novos casos em Itacoatiara e Anori. 



De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, há 21 pacientes internados, cinco no Hospital Delphina Aziz e 16 em hospitais particulares. De todos os internados, dez estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) - quatro na rede pública e seis em hospitais de rede privada. 

Cura

Com apenas um caso curado entre todos os registrados, a FVS-AM espera que amanhã haja o registro de mais um paciente completamente recuperado da doença. Os pacientes precisam esperar 14 dias para confirmar o fim do período de transmissibilidade, e a partir de agora os primeiros casos registrados devem começar a registrar a cura. 

Diagnóstico

De acordo com o boletim de hoje, ainda há 160 casos em monitoramento - aguardando resultados dos testes. A FVS-AM informou que, no momento, o Laboratório Central do Amazonas tem a capacidade de realizar 80 testes de coronavírus por dia. A partir da coleta do material, o prazo varia de 24 a 48 horas para a entrega do diagnóstico. “O que é um prazo muito bom, já que há Estados onde o prazo chega a uma semana”, destacou Rosemary Pinto.

Com a chegada do primeiro lote de testes rápidos a unidades do Estado, o que deve começar a ocorrer nesta segunda-feira, os testes no padrão atual continuarão sendo feitos. “Os testes rápidos são feitos por sorologia (coleta de sangue). Toda vez que os testes forem positivos, será feito o teste atual, o RT-PCR, que é um teste molecular, por coleta de material da naso-faringe (do nariz)”, explicou. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.