Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
ENTREGADOR SOLIDÁRIO

Estudante realiza entregas para pessoas do grupo de risco durante pandemia em Manaus

Luiz Gustavo Costa, de 19 anos, faz o que pode para ajudar aqueles que possuem mais risco de contágio durante a quarentena. O ‘entregador solidário’ faz compra de medicamentos, alimentos básicos e entrega na casa das pessoas



34feb2ad-33f1-41d8-887f-b45920b9a121_7021EA3E-A8A5-4578-A32F-36C20210CE85.jpg Foto: Arquivo pessoal
25/03/2020 às 09:09

A ordem do momento é: ficar em casa! Mas, em meio a todo o caos, como lidar com as pessoas que são “contaminadas” totalmente pelo espírito da solidariedade? As ofertas de empatia se multiplicaram pelo país e na capital Amazonense não foi diferente.

Quem não pode sair de casa nesta quarentena, como os idosos, pode contar com o apoio do entregador solidário, Luiz Gustavo Costa, 19, que encontrou na pandemia uma forma de ajudar as pessoas que pertencem ao grupo de risco e não podem sair para fazer compras. De acordo com o estudante de Educação Física, a iniciativa surgiu quando ele precisou acompanhar sua mãe ao supermercado próximo de sua casa e observou o alto número de idosos transitando nos corredores.



“Quando cheguei em casa, eu fiquei muito pensativo. Eles fazem parte do grupo de risco. Então eu disse pra mim mesmo: eu preciso fazer alguma coisa pra ajudar esse pessoal a não sair de casa”, contou ele.

Com experiência em entregas deliveries de aplicativos, Luiz resolveu criar e anunciar em suas redes sociais o ‘entregador solidário’, que tem o objetivo de fazer compra de medicamentos, alimentos básicos ou produtos de higiene e entregar nas residências das pessoas.

Ainda segundo o entregador, o esquema funciona da seguinte forma: ele recebe a solicitação via Whatsapp ou ligação, se dirige ao local de bike, deixa um documento de identificação como forma de segurança, faz as compras e em seguida deixa os itens novamente na casa do solicitante. Além disso, Luiz conta que faz as entregas tomando todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, usando álcool em gel, lavando as mãos e evitando contato muito próximo.

“Eu tenho dois avós, eu penso muito neles. Minha vó e meu vô tem mais de 60 anos, então isso me motivou a ajudar ainda mais essas pessoas”, frisou ele.

Para a aposentada e boleira Conceição Rodrigues, 69,  a ideia de Luiz chegou em uma boa hora, já que a pandemia parou a vida de todos na sua casa, pois além de fazer parte do grupo mais vulnerável, ela também é hipertensa, o esposo de 79 anos tem problemas cardíacos, e a filha de 37 anos problemas respiratórios. Ela conta que soube sobre o entregador solidário através de um perfil no Instagram e não hesitou em pedir os serviços do jovem.

“A ideia dele caiu dos céus nesse momento, estávamos preocupados para não dizer apavorados, e ele fez todas as nossas compras, inclusive comprou verduras, remédios que não são poucos. Ele é de confiança, tenho indicado ele para outras pessoas, temos que apoiar e incentivar pessoas que querem fazer o bem, o que é raro nesse mundo”, ressaltou ela.

‘Contaminação’ do bem

A ideia foi tão positiva que inspirou também o autônomo Anderson Abreu, 27 e profissional de panificação e confeitaria, Andrés Castro, 25, a ser voluntários nas adjacências dos bairros que moram. O trio da bike delivery está atendendo os bairros Morro da Liberdade, Santa Luzia, São Lázaro, Betânia, Cachoeirinha, Educandos, Compensa, Santo Agostinho, Vila Marinho, Centro, São Jorge e Santo Antônio. As pessoas que têm prioridade são os idosos, hipertensos, diabéticos e doentes crônicos.

Para solicitar os serviços dos entregadores basta entrar em contato por meio dos telefones: 99275-5699 (Luiz Gustavo), 99904-7253 (Anderson Abreu) e 99421-3350 (Andrés Castro) ou nas redes sociais @luizgustavo__jj.

News vanessa e6e5e446 0cb4 4a34 a8b3 ae310dd8f36e
Repórter do Manaus Hoje
Manauara / Mãe do Zack / Jornalista / Voluntária no @institutotchibum ... e um montão de coisa aí.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.