Morre escritor indígena amazonense Ely Macuxi, vítima da Covid-19
Ely foi um defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade, respeitando a cultura e saberes tradicionais. Seus estudos e escritos sempre estiveram acompanhados de um firme compromisso com as lutas sociais, especialmente junto ao movimento indígena.

Morreu nesta quinta-feira (21), em manaus, o escritor e professor indígena amazonense Ely Macuxy, vítima da Covid-19. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) lamentou a morte da importante liderança indígena.
informa e lamenta profundamente o falecimento do professor Ely Macuxi, ocorrido hoje (21), em Manaus (AM), vítima da Covid-19.
Ely Macuxi, parente do povo Macuxi, da Terra Indígena Raposa da Serra do Sol (RR), era professor, escritor e assessor do Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM). Ely foi um defensor incansável da educação escolar indígena de qualidade, respeitando a cultura e saberes tradicionais. Seus estudos e escritos sempre estiveram acompanhados de um firme compromisso com as lutas sociais, especialmente junto ao movimento indígena.
“Mergulho para sentir a areia fria no fundo do rio. Se eu não realizar uma caminhada na floresta, não consigo encontrar o equilíbrio. Para nós, indígenas, fé, crença, religiosidade é tudo e está em todos os lugares", escreveu Ely em um dos seus livros.