Sábado, 12 de Junho de 2021
COVID-19

Veja tudo o que já se sabe sobre a vacinação de idosos em Manaus

A data de início da vacinação deve ser anunciada até amanhã, mas separamos todas as principais orientações para aqueles que têm idosos na família possam se programar. Confira



0E9B6A93-7070-47F4-840B-58EE8A7B8AE8_9356A5CF-0A10-4E33-B1FD-A9254E7E1698.jpeg
28/01/2021 às 09:27

Enquanto o interior do Estado já iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus está finalizando a preparação para o início deste processo em Manaus. 

Após a autorização judicial para o recebimento das cerca de 50 mil doses para esse público específico, que engloba 100% dos idosos de acima de 75 anos e parte dos que têm entre 70 e 74 anos, a Semsa deve estar de posse dos imunizantes ainda nesta quinta-feira. 



Veja o que já sabemos sobre a vacinação de idosos em Manaus: 

QUANDO SERÁ? 

A partir desta sexta-feira (29). Confira a tabela com as datas por ordem de chegada e em grupos pré-definidos de acordo com o mês de nascimento.

ONDE OS IDOSOS PODEM SE VACINAR?

A Semsa Manaus programou cinco pontos de vacinação por drive-thru em Manaus. São eles:

O pátio do Detran/Am, para atender a zona Norte; o estacionamento da Universidade Paulista (Unip), para as zonas Sul e Centro-sul; o Clube do Trabalhador do Sesi, para a zona Leste; o Centro de Convenções (Sambódromo), para os residentes na zona Oeste; e o Shopping Phelippe Daou, que abrange as zonas Norte e Leste.

Estes locais podem sofrer alterações até a divulgação oficial da data de vacinação, quando devem ser divulgados também outros pontos fixos.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Na primeira semana, serão vacinados os idosos acima de 80 anos, em uma escala a partir da data de nascimento. Exemplo: se a vacinação começar na segunda-feira, os primeiros vacinados serão aqueles nascidos em janeiro e fevereiro; na terça-feira, os nascidos em março e abril; e assim sucessivamente até o sábado. 

Na segunda semana, o processo se repete para idosos de 75 a 79 anos, obedecendo a mesma escala.

Na terceira semana, serão vacinados os idosos de 70 a 74 anos que possuem comorbidades. A maneira como eles serão identificamos deve ser divulgada pela Semsa Manaus em breve. 

Idosos acamados acima de 70 anos serão vacinados em casa.

O CADASTRO É OBRIGATÓRIO?

Não. A Prefeitura irá disponibilizar o Sistema SMV Covid 19 que irá agilizar o processo de vacinação. Porém, caso o idoso não tenha sido cadastrado, ele precisa apresentar documento com foto e CPF para comprovar que ele se enquadra nos requisitos do dia específico em que foi se vacinar.

QUEM NÃO DEVE SE VACINAR?

Idosos que estejam com Covid-19 ou que tenham tido nas duas semanas anteriores à vacinação, não devem ser imunizados. A mesma restrição se aplica a aqueles que estão com sintomas gripais. 

 

**A medida que soubermos novas informações, iremos atualizando neste link.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.