Publicidade
Cotidiano
RECONHECIMENTO

Alunos do Colégio Militar de Manaus vencem Feira Brasileira de Iniciação Científica

Com a vitória, a equipe conquistou a credencial para participar da Feira Internacional de Projetos Científicos, que acontecerá no México, em 2019 24/09/2018 às 14:18 - Atualizado em 24/09/2018 às 14:20
Show whatsapp image 2018 09 24 at 14.07.50 27e7fc45 b560 4c7e 8f11 9c0cf9b2a55d
acritica.com Manaus

Alunos e professores do Colégio Militar de Manaus obtiveram o 1° lugar na III Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada no período de 17 a 21 de setembro em Jaraguá do Sul/SC, na categoria Ensino Médio e Técnico – Área de Humanas, com o projeto Iluminar: Construção Audiovisual do Conhecimento. A equipe também conquistou a credencial para participar da INFORMATRIX, Feira Internacional de Projetos Científicos, que acontecerá no México, em 2019.

O CMM foi representado na FEBIC pelos alunos Beatriz da Silva Falcão, Luis Pedro Matos França e Sabrina do Nascimento Santiago, sendo Orientadora do Projeto a Tenente Rebeca Polyana dos Santos Marques (Exército Brasileiro) e co-orientador o Tenente Guilherme Henrique Almeida Pereira (Marinha do Brasil).

Projeto Iluminar

Trata-se de um protótipo que concilia leitura de qualquer material impresso, cujo texto é transformado em áudio de forma a possibilitar à acessibilidade de pessoas com deficiência visual, por meio de um aplicativo instalado em tablet ou smartphone, bem como despertar o interesse de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como no caso do espectro autista e alunos com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

O projeto está sendo desenvolvido desde julho de 2017, no CMM. Neste ano, representou o Colégio, na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE),  realizada em março na Universidade de São Paulo (USP). Na oportunidade destacou-se na área de Ciência da Computação, obtendo sete prémios,  entre eles, o credenciamento para participar da FEBIC.

Publicidade
Publicidade