Sexta-feira, 30 de Julho de 2021
Lixo Zero

Biólogo representa Manaus no Congresso Internacional Cidade Lixo Zero em Brasília

Principais articuladores da implantação do conceito lixo zero em suas cidades foram convidados para conhecer projetos novos que vêm sendo aplicados com êxito em outras regiões e podem ser replicados



WhatsApp_Image_2021-06-23_at_16.24.37_B3900D18-A91B-4B4D-B0DE-C3B29FA69795.jpeg Foto: Divulgação
23/06/2021 às 16:50

Pela primeira vez, Manaus está representada no Congresso Internacional Cidade Lixo, que acontece desde terça-feira (22) em Brasília e segue até esta quinta-feira (24). O evento é on-line, mas os principais articuladores da implantação do conceito lixo zero em suas cidades foram convidados a participar presencialmente, para troca de experiências e para conhecer projetos novos que vêm sendo aplicados com êxito em outras regiões e que podem ser replicados. O congresso é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB).

Representando a capital amazonense está o embaixador do ILZB, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria. Daniel é um dos fundadores do coletivo Manaus Lixo Zero, que faz um trabalho de intensa divulgação desse conceito, que se baseia no descarte consciente e no aproveitamento dos resíduos para reciclagem, evitando o acúmulo nos chamados lixões, ainda predominantes na maioria das cidades brasileiras.



Segundo Daniel Santos, além da troca de experiências que proporciona, o congresso está sendo importante por apresentar as iniciativas que estão dando certo em todo o mundo, no que diz respeito à prática do conceito lixo zero. Manaus, na sua análise, está começando agora a abrir os olhos para a importância do tema, tem muito a aprender nessa troca de experiência e um caminho longo a percorrer.

“Os primeiros passos já estão sendo dados e agora é trabalhar para manter o que vem sendo conquistado e ampliar o alcance. Para que haja uma verdadeira transformação da sociedade, com relação à coleta de resíduos e cuidados com o meio ambiente, é preciso que o poder público dê as condições de infraestrutura necessárias e que realize grandes campanhas de conscientização, inclusive nas escolas”, ressaltou.  

No primeiro dia de debates, na última terça-feira (22), foram apresentados cases de sucesso de cidades que conseguiram alcançar bons resultados na área de gestão de resíduos. Um exemplo é Florianópolis/SC, reconhecida como a capital que mais recicla no país. Outro destaque é a cidade Paulista/PE, que tem firmado parcerias com associações de catadores para aumentar o percentual de resíduos reciclados.

Além das iniciativas nacionais também foram apresentados exemplos internacionais, como o de Portugal, Itália e Estados Unidos, que possuem gerenciamento de resíduos bastante eficientes.

“Nossa ideia é absorver o que vem dando certo nesses outros locais, para poder de alguma maneira incentivar que sejam replicados no Amazonas, fazendo com que o estado consiga avançar nessa pauta que é tão importante para todos. É possível mudar o cenário, mas para isso é preciso que todos – os agentes públicos e sociedade – caminhem de forma integrada”, destacou.

Quem ainda quiser participar do congresso, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no site https://www.cidadeslixozero.com.br/. No mesmo endereço é possível acessar a programação completa do evento.

Atuação

Na capital amazonense, o conceito lixo zero, que tem como missão disseminar boas práticas no que diz respeito à redução e destinação correta dos resíduos, vem sendo amplamente divulgado pelo coletivo que representa o ILZB em Manaus.

O coletivo Lixo Zero Manaus, que tem apenas dois anos, vem realizando uma série de eventos durante o ano para debater políticas públicas e iniciativas da sociedade, na gestão dos resíduos.

O coletivo também desenvolveu e disponibilizou para o público o site/app Manaus Lixo Zero – www.manauslixozero.com.br. A ferramenta reúne informações, exemplos de boas práticas e os endereços, em Manaus, dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais para reciclagem.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.