CAPACITAÇÃO GRATUITA

Cetam ajuda a reduzir desemprego no AM e planeja ampliar em 64% oferta de cursos

Ampliação da estrutura física e de cursos e parcerias institucionais são algumas das metas para qualificar os profissionais

Portal A Crítica
28/10/2020 às 19:03.
Atualizado em 09/03/2022 às 18:32

(Foto: Divulgação)

A empregabilidade é uma das principais preocupações do Governo do Estado. E o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) oferta, gratuitamente, cursos de qualificação profissional e técnicos profissionalizantes que atendam as demandas do mercado.

Conforme os últimos dados do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), apesar da gradual recuperação de vendas, a taxa de desemprego no Estado chegou a 17,9% em agosto, atingindo 286 mil amazonenses.

Um dos objetivos do Cetam é colaborar para a redução desses números. “Nosso compromisso é com a qualificação profissional. E estamos mantendo contato com diferentes órgãos visando a absorção desses formandos no mercado de trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Cetam, Professor Dr. José Augusto de Melo Neto.

Esta semana, a direção do Cetam esteve reunida com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva. O professor José Augusto destacou as ações realinhadas ao Governo do Estado, principalmente a oferta de cursos na área da Indústria 4.0.

“Nos próximos dois anos iremos instalar laboratórios técnicos que enriquecerão o aprendizado. Também ampliaremos as parcerias institucionais com a intenção de gerar empregabilidade a alunos e ex-alunos do Cetam”, destacou o diretor-presidente da instituição.

Em números

286 mil Amazonenses estão desempregados. Os números são do Centro da Indústria do Estado do Amazonas e corresponde a uma taxa de desemprego de 17,9% em agosto.

Metas para 2021/2022

Nos próximos dias, o professor José Augusto se reunirá com a direção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM). Ele vai apresentar as metas do Cetam para 2021/2022 e ver de que forma a entidade poderá contribuir para a inserção, no mercado de trabalho, de pessoas formadas pelo Centro.

Ampliação da oferta de cursos

Ontem, o Cetam esteve presente na 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). 

Por meio de teleconferência presidida pelo titular da Sedecti e vice-presidente do Codam, Jório de Albuquerque Veiga Filho, o Professor Dr. José Augusto de Melo Neto apresentou o Cetam e falou o que pretende fazer nos próximos dois anos. Destaque para a ampliação em 64% da oferta de cursos profissionais ofertadas gratuitamente à população.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por