Terça-feira, 07 de Julho de 2020
tendência

Em live arquiteto Sig Bergamin fala sobre decoração durante isolamento social

Designer de interiores afirma que a tendência é as pessoas investirem mais em suas casas e decoração



sig_abre_site_3EDB0D8A-EEB4-434D-A101-7C7891FB3E59.jpg Sig Bergamin é considerado um dos mais famosos arquitetos brasileiros (Foto: divulgação)
25/04/2020 às 23:04

Em meio a pandemia, ficar em casa se tornou uma máxima que tem sido repetida com veemência como medida protetiva e de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Com isso, com quase todo mundo passando mais tempo em casa é normal que você tenha começado a reparar em detalhes que antes passavam despercebidos e passou a pensar como tornar esse ambiente mais atraente e confortável, tanto para ficar durante a quarentena quanto para os tempos futuros.

“Ninguém ficou tanto dentro de casa como agora. Com isso, as pessoas estão percebendo o que falta na casa, a iluminação adequada, o sofá que não é tão macio, os detalhes das cortinas. É extremamente importante investir em mais conforto e qualidade. Tem que decorar a casa de uma forma que seja multiuso: bonito, prático e confortável”, afirma Bergamin.



Conhecido mundialmente, o arquiteto brasileiro Sig Bergamin é famoso por sua pluralidade, pois sempre apresenta propostas que misturam estilos, estampas e cores. Com cerca de 40 anos de experiência profissional, o artista de mente criativa e personalidade carismática, é profundo conhecedor da combinação de cores e estilos, onde as expressa em praticamente todos os seus trabalhos, envolvendo estampas, texturas e formas diferentes com bom gosto.

Experiências

Considerado como um dos mais famosos arquitetos brasileiros, Bergamin é um exímio viajante pelo mundo, no qual conhecer novas culturas e etnias também influencia em suas criações. Não é à toa que o arquiteto sempre investe na inserção de peças exóticas e/ou cheias de significados às suas propostas, o que faz com que nenhuma de suas decorações seja igual à outra.

Por sempre oferecer alta qualidade em seus projetos, o arquiteto já participou de várias mostras de decoração, como CasaCor e a Mostra Blcack. O artista também foi destaque em mídias especializadas. Ficou na lista do Top 101 da revista House Beautiful. Prestes a lançarmaisumlivro ainda esse ano, Sig Bergamin também é conhecido por suas obras. Dentre os principais livros publicados é possível citar: ‘Adoro!’, ‘Adoro o Brasil’ e ‘Sig Style’. Este último, em parceria com Tuca Reinés, reúne imagens de alguns de seus melhores projetos.

Decoração e bom gosto

O especialista afirma que o que faz uma casa ser chique é a autenticidade e essência das pessoas que moram nela, bem como defende que casa não é modismo. Por isso, o arquiteto e designer de interiores oferece algumas recomendações para você se inspirar e deixar a sua casa ainda mais bonita, prática e, principalmente, aconchegante. Essa semana, durante live com a influenciadora digital Silvia Braz, Bergamin falou sobre estilos e tendências na decoração de casa.

• Aquecer e dar estilo na casa - a recomendação é usar cor na parede (kemel, aqua, verde água); tecidos agradáveis; adaptar e fazer um sofá-cama, cheio de almofadas para ter conforto. “Usa almofadões fofos, que você possa abraçar e seja aconchegante. Investe na pluma misturada, não usa de espuma, pois não é para ser decorativa é para ser confortável”, afirma Bergamin.

• Sala da casa – para dar um charme a mais no ambiente, o arquiteto indica utilizar madeira em escama de peixes; tábuas corridas; mármore seco (bege, branco, madeira) que pode ser na parede do lavabo; e sempre evitar usar desenhado para não concorrer com os demais móveis.

• Tapetes persas – são interessantes quando você herda e que seja de rape, pois atualmente a dica é ter menos tapetes na decoração de espaços sociais (sala de jantar) e investir mais no conforto. Nas áreas mais íntimas da casa, como os quartos, vale investir em tapetes macios.

• Cortinas – atualmente a decoração aceita muito os cortes. Portanto, a sugestão é reduzir o uso desses itens na sala de casa. Já nos quartos, além de decorar, elas também devem ser funcionais e vedar a luz. A dica é usar cortinas com forro ou persianas automáticas com uma cortina sobreposta, que podem ser com listras na horizontal.

• Área gourmet nos apartamentos – tanto como cozinha quanto bar gourmet, Bergamin alerta que o espaço só tem validade se for funcional para que os usuários tenham mais praticidade no momento de receber, não apenas decorativo. No entanto, se for fazer uma comida que exala muito cheiro, o ideal é fazer antes do momento do encontro para que não fique cheiro no ambiente para os convidados.

• Flores – ao receber arranjos de flores, Bergamin recomenda que retire o ferro, coloque um bambu e pode amarrar com fio de ráfia. Quando começarem a murchar, pode cortar as demais e coloca-las num vaso com água.

• Velas – como um bom apreciador de velas, o arquiteto afirma que pode usá-las em todos os ambientes da casa para perfumar, com exceção da sala de jantar devido ao cheiro das refeições. Portanto, a palavra de ordem para o arquiteto é conforto.

Portanto, a palavra de ordem para o arquiteto é conforto.“Gasta dinheiro com toalhas de rosto e banho, travesseiro, lençol de algodão do Egito, colchão, sofá, TV, som, que sejam de boa qualidade. Investe nas coisas que sejam boas e práticas, mas acima de tudo naquelas que vai ter contato para ter conforto”, garante Bergamin.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.