Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
EM MANAUS

FEI entrega à Funai projeto de etnoturismo com propostas para atender indígenas do AM

Fundação Estadual do Índio (FEI) não divulgou quais as medidas contidas no projeto. Segundo a fundação, propostas foram pensadas com entidades indígenas do Amazonas



IND.JPG Foto: Divulgação
29/01/2018 às 21:51

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), general Franklimberg Ribeiro de Freitas, esteve, nesta segunda-feira (29), na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI) para receber das mãos do presidente da FEI, Amilton Gadelha, um projeto de etnoturismo, contendo propostas para melhorar a situação dos indígenas no estado.

“O governador Amazonino Mendes solicitou de nós um estudo que contemplasse essa demanda. Após ouvir as comunidades e as lideranças indígenas, acabamos de entregar ao presidente da Funai algumas dessas propostas como, por exemplo, o etnoturismo em terras indígenas e o manejo florestal. E dentro do manejo florestal, a proposta de instrução normativa que dá ao índio o direito de explorar todas as suas terras de uma forma sustentável, de uma forma a não ferir nenhuma legislação”, ressaltou o titular da FEI.

Várias organizações e entidades indígenas do Estado, como a Comissão das Nações Indígenas do Amazonas (Copiam), a Comissão das Nações Indígenas do Amazonas de Manaus e Entorno (Copim) e a Rede Maquiretá, de mulheres indígenas, também participaram das primeiras rodadas de discussões que levaram à elaboração das propostas que foram apresentadas ao general Franklimberg Ribeiro de Freitas.

“Estamos inclusive indo no dia 14 de fevereiro para São Gabriel da Cachoeira, onde iremos ter outra rodada de diálogos. Já realizamos duas rodadas para tratar do etnoturismo e do manejo florestal”, comentou o presidente da FEI.

O general Franklimberg Ribeiro de Freitas disse que a reunião na sede da FEI foi de extrema importância para a Funai.

“O Amazonas é o Estado que tem a maior população indígena do país. Eu recebi agora do presidente Amilton Gadelha uma série de demandas das populações indígenas e que naturalmente a nossa Funai Sede já tem aqui para a Amazônia também alguns projetos de atendimento das demandas. Então, nós vamos agora conciliar esses dois campos”, afirmou.

Em 2001, no governo de Amazonino Mendes, foi criada a Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi), que hoje é a Fundação Estadual do Índio (FEI). A sede da entidade está localizada na rua Tapajós, 174, no Centro de Manaus.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.