Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
ROLO ESTATIZANTE

Governo do Uruguai assume vendas de combustível após saída da Petrobras

Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai, anunciou a saída da empresa brasileira do país após uma reunião com os principais diretores da Petrobras



petrobras_DFA7E6BD-56F8-4297-BCEA-074EE2B52C93.JPG Foto: Reprodução/Internet
News thumb afp d084093c bf21 4ede 853c 0cfb6068260d AFP
18/07/2019 às 11:07

O presidente Tabaré Vázquez anunciou nesta terça-feira (17), na cidade argentina de Santa Fé, onde se encontra para participar da cúpula de mandatários do Mercosul, que após se reunir com os principais diretores da Petrobras foi acordada a retirada da empresa do país "em muito bons termos". 

O sindicato de trabalhadores do gás do Uruguai suspendeu nesta quarta-feira (18) uma greve de 37 dias após o anúncio do acordo para que a Petrobras se retire do país e o governo assuma temporariamente o serviço, evitando demissões.



"Este é um passo importantíssimo em função dos dois objetivos que tínhamos: o resguardo do serviço público de gás natural e das fontes de trabalho", disse em coletiva de imprensa o porta-voz do sindicato, Alejandro Acosta, após a assembleia de trabalhadores que por unanimidade decidiu suspender a greve. 

Vázquez esclareceu também que o governo uruguaio se encarregará da gestão do serviço enquanto se inicia um processo para buscar investidores.

"Em uma reunião muito respeitosa e construtiva, desvinculamos a Petrobras Brasil do Uruguai, e o Uruguai fica com todos os ativos que a Petrobras tinha no Uruguai", explicou Vázquez em declarações a uma rádio local.

Isto significa que não haverá perda de postos de trabalho, um dos motivos que deflagrou a greve geral a partir do dia 10 de junho. O acordo acaba com um longo conflito, que em determinado ponto levou à ocupação de unidades da Petrobras por parte de trabalhadores. 

A Petrobras alega que sua atividade no Uruguai é deficitária e já havia manifestado sua intenção de abandonar o país como parte do processo de redução de ativos para reposicionar seu negócio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.