Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
REDE ELÉTRICA

Manacapuru e Iranduba já estão há mais de um dia sem energia elétrica

Interrupção na rede elétrica que abastece as cidades aconteceu após cabos subaquáticos terem entrado em curto-circuito. Amazonas Energia suspeita de tentativa de roubo



28ago2013---mercadinho-funciona-a-luz-de-velas-em-bairro-da-area-central-do-recife-durante-apagao-que-atingiu-todo-o-nordeste-nesta-quarta-feira-28-1377725121110_1920x1279_3882A8E6-DCAA-405B-8877-E27955D53AB6.jpg Foto: Reprodução/Internet
20/07/2019 às 19:17

Os municípios de Manacapuru e Iranduba, distantes 99 e 29 quilômetros de Manaus, respectivamente, já estão há mais de um dia e meio sem o fornecimento de energia elétrica. O desligamento na rede que abastece a região teve início na tarde de sexta-feira (19), por volta das 13h50, e não voltou até o início da noite deste sábado (20).

Segundo o aposentado Aurino Ferreira, de 90 anos de idade, morador de Iranduba, a energia elétrica foi interrompida de forma repentina, causando outros problemas, como o abastecimento de água do local.



“Além do problema de ter que dormir no calor, com mosquitos, o que torna o sono quase impossível, ficamos sem o abastecimento de água, já que como não possuímos água encanada na rua, temos que utilizar o poço artesiano, que só funciona se tiver energia elétrica disponível”, comentou.

Segundo a Amazonas Energia, as cidades de Iranduba e Manacapuru são alimentadas pela linha de 69.000 Volts, por meio de cabos subaquáticos isolados instalados no leito do Rio Negro e linha de distribuição aérea também de 69.000 Volts.

Em nota divulgada no seu perfil oficial do Facebook, a concessionária de energia elétrica informou que após o problema ter acontecido nesse sistema, profissionais da empresa foram imediatamente deslocados para identificar o problema.

“Profissionais especialistas identificaram que um dos cabos isolados está em curto-circuito, entretanto, até o presente momento, ainda não foi identificado o ponto exato do dano, que pode ter sido causado por desgaste natural ou ação de terceiros, conforme já ocorrido em três situações anteriores”, disse a nota.

Segundo a empresa, para amenizar o problema, unidades de geração de energia a diesel estão sendo utilizadas.

“Ressaltamos que, nossas equipes técnicas continuarão trabalhando até normalizar o fornecimento e evitar maiores transtornos à população, com o objetivo de reforçar a segurança, confiabilidade e a qualidade do serviço de fornecimento de energia elétrica para todo o Estado do Amazonas”, concluiu a nota.

News pedro01 9f97d6e2 e058 4e63 8ce7 e934cf255a3d
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.