Eleição

Novo reitoria da Ufam será definida nesta quinta-feira

O segundo turno da consulta à comunidade acadêmica iniciou nesta quarta-feira e deve seguir até amanhã

Giovanna Marinho
24/03/2021 às 21:36.
Atualizado em 09/03/2022 às 08:33

(Foto: Reprodução/Internet)

A nova reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (Ufam), para o quadriênio (2021-2025), será decidida nesta quinta-feira (25). O segundo turno da consulta à comunidade acadêmica iniciou nesta quarta-feira e devem seguir até amanhã.

Estão competindo pela preferência dos membros da academia: o atual reitor, Sylvio Puga com sua vice Teca Fraxe, pela chapa 33, intitulada “Experiência para decidir, coragem para fazer” e propõe dar continuidade ao sua gestão e recuperar prejuízos da pandemia.

E o professor Marco Antônio de Freitas ao lado do diretor do Instituto de Ciências Exatas Raimundo Ribeiro Passos com o número 21 na chapa “Ufam+” que tem como bandeira a desburocratização a dos processos institucionais para acelerar investimentos na instituição.

Na primeira etapa do pleito 8.105 professores, técnicos administrativos e alunos participaram da primeira votação 100% on-line da instituição de ensino realizados através do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (Saele).

Pulga saiu na frente com 3.100 votos e ‘Marcão’ conquistou a preferência de 2.715 votantes. Devido às normas da universidade para ser declarado vencedor logo no primeiro turno, o candidato deveria receber o total de mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorreu.

A partir da vontade dos integrantes da Ufam será definida a lista tríplice que será direcionada ao Ministério da Educação (MEC) e seguirá para o presidente da República. Em acordo os candidatos se comprometeram a respeitar os preceitos democráticos e não comporão a indicação caso não sejam eleitos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por