Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022
Nova corrida do ouro

Operação destrói mais de 30 balsas de garimpo ilegal no rio Madeira, em Autazes

Segundo o Ibama, pelo menos 31 embarcações foram destruídas nas proximidades da comunidade Rosarinho; também foram apreendidas porções de mercúrio e ouro



WhatsApp_Image_2021-11-27_at_19.18.42_33CC4347-544C-46EB-9365-A30FB2F84E91.jpeg Foto: reprodução
27/11/2021 às 18:32

Pelo menos 31 balsas com dragas de garimpo ilegal foram destruídas, até o momento, durante operação realizada na tarde deste sábado (27) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Polícia Federal (PF) no rio Madeira, nas proximidades da comunidade Rosarinho, em Autazes. 

As informações foram confirmadas pelo analista ambiental do Ibama Hugo Loss à reportagem de A Crítica. Até o momento, segundo ele, foram apreendidas porções de mercúrio e ouro. A quantidade precisa de material apreendido será ainda divulgada pela Polícia Federal no decorrer dos trabalhos.



Nas redes sociais, em páginas intituladas "Garimpeiro Amazona" e "Garimpeiros do Rio Madeira", alguns internautas atribuem a ação a bandidos e ainda lamentam o trabalho dos órgãos públicos. 

Na noite de quinta-feira, a caravana de balsas de extração de ouro ilegal que estavam concentradas no rio Madeira começou a se dispersar após circularem entre os garimpeiros informações de que haveria uma operação de repressão contra eles. 

 

Invasão de garimpeiros ilegais

A invasão ao trecho do rio em Autazes, a 120 quilômetros de Manaus em linha reta, começou há cerca de duas semanas de forma progressiva após circular a "fofoca" de que haveria uma grande quantidade do minério sendo encontrada lá. 

No início da semana, então, iniciou uma concentração de balsas com dragas de extração de ouro do leito do rio no trecho. A estimativa é de que, no ápice, havia mais de 300 no local. As primeiras notícias sobre o cenário do Madeira nas imediações de Rosarinho começaram a ser publicadas na segunda-feira (22). Na terça-feira (23), A Crítica publicou uma reportagem sobre o tema, assim como outros veículos nacionais. O caso ganhou repercussão internacional. 

Há dois dias, o Governo Federal preparou uma ação contra o garimpo ilegal com a coordenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o apoio da Polícia Federal (PF).

Colaborou Waldick Júnior

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.