Publicidade
Cotidiano
MESA POSTA

Saiba como aproveitar as festas de fim de ano sem descuidar da boa alimentação

É nessa época que o cuidado com a alimentação deve ser redobrado. A sugestão é da nutricionista Luciana da Costa, da Pro Matre Paulista. 17/12/2017 às 11:18
Show vida0317 1f
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Com a chegada do fim do ano, é comum que muitas pessoas acabem descuidando um pouco da alimentação e fugindo das rotineiras dietas para aproveitar as delícias da festas de Natal e Réveillon, por exemplo. É nessa época que o cuidado deve ser redobrado. A sugestão é da nutricionista Luciana da Costa, da Pro Matre Paulista.

De acordo com Luciana, para as refeições, principalmente nas festas de fim de ano, o ideal é consumir pratos frescos e ingredientes cozidos. Alimentos que não foram refrigerados - como saladas e maioneses - ou que ficaram muito tempo fora da geladeira devem ser evitados.

Colocar gelo nas bebidas também ajuda a refrescar, mas é bom evitar consumi-los em locais públicos, porque nem sempre são armazenados de maneira correta e podem aumentar o risco de contaminação de doenças.

Geralmente, nas mesas natalinas e de Réveillon, as comidas costumam ficar expostas nas mesas por um longo período. Por isso, a nutricionista recomenda que os alimentos não fiquem expostos sob temperatura ambiente por mais do que 30 minutos.

“O cuidado com a higienização dos alimentos deve ser redobrado. Higienizar bem frutas, legumes e verduras antes de consumi-los é essencial. Ao menor sinal de deterioração dos alimentos, descarte-os”, aconselha a profissional. Também é importante a higienização das mãos antes de manusear os alimentos, prevenindo assim muitas doenças infectocontagiosas comuns nesta estação.

Dicas na ceia

Para as principais refeições neste período, a nutricionista Natasha Terra, graduada pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), faz suas recomendações.

"Para a entrada, faça saladas com muitas folhas: assim, quando chegar o prato principal, você já vai estar mais saciado. Acrescente gergelim torrado ou semente de girassol na salada, pois ajudam na saciedade. Saladas de grão- de-bico, além de deliciosas, são nutritivas e também geram maior sensação de saciedade", diz a nutricionista.

“Peixes para a ceia? Por que não? Sim, os peixes também podem ser uma boa opção de prato principal para as ceias de fim de ano, além de serem mais saudáveis. Você pode optar, por exemplo, pelo bacalhau, salmão ou linguado”, afirma.

"Combine melhor as fontes de carboidratos: evite misturar vários tipos de carboidratos, como farofa, arroz, torta ou cuscuz. Escolha uma entre essas opções ou duas, em menores quantidades", complementa.

"As opções de sobremesa também podem ser melhor combinadas: evite fazer várias opções de sobremesa. Você pode, por exemplo, combinar frutas e mais uma receita de sobremesa, se possível, numa versão mais saudável. Consuma sempre com moderação", finaliza Natasha.

Cuidados no verão

A nutricionista também dá dicas para quem prefere curtir o verão em praias e balneários. Como as altas temperaturas facilitam a desidratação, é importante não descuidar da ingestão de líquidos, bebendo muita água para manter a hidratação. ‘’Essa bebida fundamental deve ser consumida preferencialmente gelada, pura ou saborizada sem açúcar com limão, hortelã, erva doce, maçã e canela, especiarias como gengibre, cravo e canela, casca de laranja ou abacaxi e cubos de gelo preparados com morangos ou frutas cítricas”, afirma especialista.

Dicas para as mamães

A profissional finaliza indicando uma saída para as grávidas que não conseguem abrir mão de um bom doce. “Elas podem substituir as guloseimas mais calóricas por gelatinas feitas com frutas, pois com um toque especial se tornam ótimas opções de sobremesa. Uma sugestão é preparar a gelatina de abacaxi conforme as instruções da embalagem e bater com iogurte desnatado. Picar abacaxi em calda e colocar em taças, completando com a gelatina batida com iogurte e colocar para gelar. Fica uma delícia, é muito refrescante e mais saudável’’, recomenda a nutricionista.

Publicidade
Publicidade