Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021
JORNALISMO

Serviço do Google separa "joio do trigo" para leitores de notícias

Feito por jornalistas profissionais, o Destaques já tem mais de 45 veículos de mídia parceiros no Brasil. A Crítica é um deles.



andrea_fornes_1992B3D3-935E-481A-80D5-DBCBF8D7F0D1.jpg Andrea Fornes, do Google, conversou com A Crítica no fim do mês passado e ressaltou importância do jornalismo profissional
18/06/2021 às 10:26

“Será que é fake?”. A pergunta que muita gente se faz (e muitas mais deveriam fazer) quando recebe uma informação da internet pode ser respondida com uma consulta rápida ao produtor do conteúdo. Quem assina a notícia é o primeiro dado que o leitor responsável precisa verificar.

Essa “peneira”, que separa a informação de qualidade da desinformação, é um dos propósitos do Google Notícias, serviço que concentra conteúdo feito por jornalistas profissionais e que recentemente anunciou novidades em seu painel de Destaques. Feito por jornalistas, o Destaques já tem mais de 45 veículos de mídia parceiros no Brasil. A Crítica é um deles.



“A gente vive num mundo que tem muita desinformação. Então, se a gente puder colaborar para trazer um conteúdo que é selecionado, que é o que as publicações acreditam ser o melhor para os usuários, a gente está prestando um grande serviço”, conta Andrea Fornes, diretora do Google responsável por parcerias de produtos de notícias para a América Latina.

A parceria, que monetiza os veículos ajudando em um momento em que o “negócio jornal” passa por grandes desafios, beneficia também o usuário do Google Notícias com essa curadoria especializada (que “separa” o que é mais importante no dia).

“Em um ‘mundão’ de conteúdos, ele vai poder seguir os que são de sua preferência, vai poder identificar facilmente quem são os produtores daquele conteúdo. Vai ter certeza de que o conteúdo é selecionado. É nossa contribuição para o jornalismo de qualidade”, resume Andrea.

Balanço e novidades

Em sete meses, os painéis de Destaques deram origem a mais de 10 milhões de cliques mensais em sites dos veículos de mídia parceiros. O produto, que foi lançado em outubro de 2020, chegou recentemente aos usuários de desktop e deve anunciar mais novidades em breve. Uma delas, revela Andrea, é a incorporação de áudios e vídeos.

“Desde que a gente lançou o Destaques, em outubro de 2020, a gente vem trabalhando para ampliar o número de parcerias. A ideia é ser bastante diverso e inclusivo, então a gente está trabalhando com veículos nacionais, regionais, locais e até os hiperlocais”, afirma Andrea, que após lançar o Destaques no Brasil e na Argentina, hoje trabalha na implantação do produto na Colômbia.

Como acessar

Destaques está disponível para usuários que acessam o Google Notícias pelo navegador (news.google.com.br) no desktop ou dispositivos móveis, no aplicativo do Google Notícias (iOS e Android) e no Discover (disponível nos aplicativos Google ou na tela inicial à esquerda nos dispositivos Android). 

Saiba mais

Sobre a entrevistada: jornalista, Andrea Fornes trabalhou como correspondente em Paris e Tóquio, onde lançou um livro sobre a liga profissional de futebol do país, a J-League. Ela liderou o MSN Brasil e depois trabalhou para o MSN US baseada em Vancouver. Está no Google desde 2018.

Em números: US$ 1 bilhão é o investimento global, previsto para três anos, no projeto do Destaques. Por meio do programa, o Google remunera veículos para que produzam, com a curadoria de editores, painéis de notícias que podem ser visualizados por usuários do Google Notícias.

Abrangência: Oito países já contam com o produto. São mais de 700 veículos parceiros, sendo 90% deles jornais locais, regionais ou comunitários. No Brasil, mais de 45 veículos integram o projeto. A Crítica é um deles desde janeiro deste ano.

News aruana ea80df95 522f 4443 8add db2f78bb3192
Jornalista
Jornalista formada na Ufam, começou no jornal A Crítica como estagiária em 1999. Hoje é diretora de conteúdo. Segue apaixonada pelo ofício de contar boas e difíceis histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.