Domingo, 09 de Maio de 2021
Feriado

Veja o que funciona no feriado da próxima terça-feira (8)

Na data é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas e de Manaus



show_Sem_t_tulo_2921AA1E-3F06-4501-ADE8-3B34A3FDBC40.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
04/12/2020 às 13:18

Estão mantidos os serviços essenciais como o atendimento em saúde de unidades de urgência e emergência, tanto na capital quanto no interior do Amazonas durante os pontos facultativos de segunda-feira (07) e da terça-feira (8).

A data 8 de dezembro é marcada pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas e de Manaus, por isso é considerado feriado no Estado.



Ainda em saúde, estarão funcionando, nestes dias, os onze Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) para atendimento médico de casos de urgência de baixa e média complexidades.

Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades.

Em segurança pública, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) também manterá os serviços essenciais oferecidos pela corporação como atendimento de ocorrências, viaturas e operações.

Já Corpo de Bombeiros estará com a corporação em prontidão em todas as unidades do interior e da capital, redobrando a atenção quanto aos atendimentos durante o período e atendendo emergências via 193.

Nestes dias, funcionarão, em regime de plantão 24 horas, apenas as Centrais de Flagrantes 1º DIP, 6º DIP, 14º DIP, 19º DIP, a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). As demais unidades policiais não estarão abertas.

Nestes dias, a Defesa Civil do Amazonas estará com equipe de serviço para o atendimento de possíveis ocorrências. Já Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), estará a postos juntamente com demais órgãos que compõem as forças de segurança da capital.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) funcionará apenas para a realização dos exames de legislação agendados para a sede do Órgão e para os postos de atendimento do Parque 10 Mall e shoppings Via Norte, Ponta Negra e Uai.

Os demais atendimentos que estavam agendados para os serviços de CNH, vistoria e exame prático de direção serão remanejados para o período de 9 a 18 de dezembro. Para serem atendidos nessas novas datas, os usuários devem comparecer ao local agendado no mesmo horário marcado anteriormente, portando o comprovante de agendamento em mãos. O órgão retornará ao seu funcionamento normal na quarta-feira (09).

COMÉRCIO E SHOPPINGS CENTERS

O comercio da região central de Manaus funcionarão, no dia 8, das 9h às 13h. Já os shoppings centers da capital também terão o horário diferenciado por conta do feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição.

Os centros de compras Manauara, Ponta Negra, Studio 5, Sumaúma e Via Norte terão lojas e praça de alimentação em funcionamento de 10h às 22h. O Shopping Millennium terão lojas e praças de alimentação abertos das 9h às 21 horas.

As lojas e praça de alimentação do Shopping São José Lojas começa a funcionar as 10h e fechará às 21h. Já no Manaus Plaza, a praça de alimentação funcionará das 11h às 21h enquanto as lojas estarão abertas de 14h às 20h.

PONTO FACULTATIVO

A determinação, de manter os serviços essenciais durantes os dois dias de ponto facultativo, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) nº 34.385, do dia 2 de dezembro, e se estende para repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, ressalvados todos os procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde.

O documento determina ainda que a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) promova a compensação das horas normais de ensino, se houver necessidade, e que a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) organize banco de horas relativo aos pontos facultativos, com possíveis compensações pelos servidores do Poder Executivo.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.