Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
CARREIRA

Digital influencers em Manaus revelam como faturam nas redes sociais

Os influenciadores digitais estão em alta, mas ao contrário do que muitos imaginam, administrar essas mídias é muito mais do que gravar vídeos e fazer selfies. Ser ‘influencer’ é também empreender



Sandro_Pereira_Freelancer_715CCE34-0F4C-460F-B4CB-62640FCFC42D.JPG Bruna Castro é formada em Marketing e hoje fatura cinco vezes mais. Foto: Sandro Pereira/Freelancer
12/01/2020 às 11:39

Os consumidores buscam cada vez mais inspirações nas redes sociais e influenciadores como Bruna Castro (@brucastro) podem colaborar para que as marcas alcancem o seu público alvo. Ela que possui mais de 154 mil seguidores em sua conta no Instagram vive desse trabalho há 5 anos quando percebeu a oportunidade de fazer negócios através da internet.

Hoje além de ser embaixadora da loja  Scala no Amazonas e representante da loja Toli, Bruna também realiza campanhas para várias marcas regionais de restaurantes, cases,  sapatos, dentre outros.



A influencer contou que hoje fatura  cinco vezes mais que em seu antigo emprego na área do marketing e possui flexibilidade de horário, mas ela indica que para obter sucesso na carreira é necessário  profissionalização e dedicação para aprimorar  serviços oferecidos as marcas.

“A gente vira uma empresa que emite nota fiscal  e  presta relatórios. Nós não temos chefe em partes, porque todo cliente que contrata a gente é um pouco chefe. Temos que prestar conta com eles de tudo que fazemos”, enfatiza.

Profissionalização

Bruna foi uma das pioneiras neste formato de trabalho digital na região e recorreu à ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para dar o primeiro passo na sua regularização como Microempreeendedora Individual (MEI).

Os pagamentos pelos serviços da influencer são realizados por meio de contratos chamados Media Kits, que apresentam para os empresários fatores como  engajamento, quantidade de visualizações em stories,  comentários ativos na conta, dentre outros elementos importantes para a indicação do sucesso da campanha.

“Eu prefiro sempre fazer contratos de três meses porque você consegue dar um retorno pro cliente ainda maior do que fazer uma publicação e sumir”, enfatiza Bruna.

Marketing de influência

Para facilitar essas relações, hoje é possível encontrar agências especializadas em marketing de influência como a Spark  Fluvip Manaus. A empresa cria campanhas digitais para as marcas de médio a grande porte interessadas na divulgação por meios digitais.

A gestora da agência, Fernanda Almeida, contou que existem vários graus de influência que iniciam com  os microinfluenciadores (5 mil seguidores), os médios (60 mil) e premium (a partir de 100 mil).

Fernanda Almeida, da Spark Fluvip Manaus. Foto: Sandro Pereira/Freelancer

Os influenciadores tornam-se prestadores de serviço e as empresas recebem o apoio da agência para administração e análise da efetividade das campanhas como: a quantidade de pessoas alcançadas, ações realizadas pelos influencers e o retorno do investimento a partir das publicações.

“Nós apresentamos o perfil deles para os clientes e vendemos a influência deles, o engajamento, a credibilidade para o cliente. Em contrapartida, fazemos toda essa parte de gerenciamento para eles”, explica Fernanda.

Mais procurados

A gestora aponta ainda que a procura por esse tipo de serviço vem crescendo na região devido o baixo valor de investimento e grande conquista de clientes.

Segundo ela, o principal diferencial dos serviços efetuados pelos meios digitais é a possibilidade do acompanhamento dos números e métricas que as plataformas como o Facebook, Instagram e Youtube disponibilizam para os usuários.

“Tudo isso é apresentado ao cliente, então ele consegue ver: Olha! Esse influenciador deu mais resultado que esse,  o engajamento dele é melhor. Ele fala mais com o meu público. Então, hoje nas  mídias  quem tem dados tem tudo!”, ressalta.

Dentre os nichos que mais buscam o serviço dos blogs pessoais estão os segmentos de construção, educação, redes de supermercados e maternidade.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.