Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Tecnologia

Manaus recebe em outubro o Fórum de Internet do Brasil

O evento buscará soluções para os problemas para a democratização, infraestrutura, direito digital, dentre outros temas relacionados à internet



Tanara_267AC8D6-996D-4727-8E6B-0B93A6B87F45.JPG Em destaque, a conselheira da CGI.br, Tanara Lauschner. (Foto: Euzivaldo Queiroz)
18/09/2019 às 11:21

Na manhã desta terça-feira foi apresentada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) a proposta do 9º Fórum de Internet no Brasil, que pela primeira vez será sediado região Norte, entre os dias 1 a 4 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques (Av. Constantino Nery, 5001 – Flores).

O evento busca soluções para os problemas para a democratização, infraestrutura, direito digital, dentre outros temas relacionados à internet, e espera receber interessados de todas as áreas do conhecimento e de todo o país para um debate democrático, acerca da governança.



O Fórum contará com 27 workshops e a presença de personalidades da tecnologia como Demi Getschko, predecessor da internet no Brasil e promoverá o diálogo entre setores do Governo, empresa privadas, comunidade acadêmica e terceiro setor como contou a conselheira da CGI.br, Tanara Lauschner.

“Ele é o principal fórum de internet no País, então nós fomentamos o espaço do discurso multisetorial, formado por comunidade cientifica e tecnológica, as empresas, o Governo em todas as esferas, e o terceiro setor. Serão 21 membros do CGI.br. E um dos princípios é divulgar os princípios para governança e uso da internet”, explicou.

O CGI.br é um comitê que faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do .BR (NIC.br) administrador do domínio de internet no país. O NIC tem a função de gerenciar os recursos recolhidos a partir dos pagamentos de registros e convertê-los em melhoria do serviço.

“Esse evento é o pré IGF, e é pensado da mesma maneira que o fórum. Ele é um evento de discussão e de recomendações. Normalmente, nós submetemos workshops com temas que foram debatidos pelo CGI.br, então os debates feitos no fórum de alguma forma chegam ao IGF”, disse Tanara.

As inscrições são gratuitas, limitadas e aberta para todos que desejam conhecer e colaborar para a melhoria da ofertada dos serviços de internet. Elas podem ser efetuadas no site forumdainternet.cgi.br, e as mesas e workshops serão transmitidos ao vivo pelo YouTube através do canal da NIC.br.

Infraestrutura no Amazonas

A qualidade e o acesso à internet nos 62 munícipios do Amazonas é um dos assuntos a serem debatidos, que possui especificidades em relação ao restante do Brasil. O presidente da comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Aldo Evangelista, prepara o workshop irá discutir a questão a infraestrutura e democratização do acesso no Estado.

“O mundo não é dos outros, ele é nosso. Que internet queremos para hoje e para o futuro. E quando nos falamos em internet não é somente utilizar a internet para ‘surfar na web’ mas, tem a questão da infraestrutura que afeta o interior do estado e com ela vem antena, cabo de fibra óptica, equipamentos”, contou.

“Nosso trabalho começou desde o ano passado, e buscamos conectar o direito e a tecnologia aqui no Estado e, por isso, criamos a Comissão da OAB. Nós acompanhamos o trabalho da CGI e decidimos submeter o workshop”, completou Aldo.

Serviço:

O que? 9° Fórum de Internet no Brasil.

Quando? 1 a 4 de Outubro.       

Onde? Centro de Convenções Vasco Vasquez.

Inscrições: https://forumdainternet.cgi.br/


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.