Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021
UNINORTE

Ensino presencial, EAD e híbrido são alternativas para os estudantes

Uma das novidades para o próximo semestre é a Escola Técnica da UniNorte, que oferecerá cursos técnicos presenciais com duração de 18 meses



Uninorte1_D6090926-C3B0-428A-9142-9ACC0168E923.JPG
06/11/2020 às 11:01

O Centro Universitário do Norte (UniNorte) finalizará o ano letivo 2020 sem atrasos e tem a previsão para fevereiro do retorno das aulas de 2021. O grupo escolar reorganizou sua estrutura de ensino que tem como principal objetivo manter o calendário escolar sem prejudicar a formação dos estudantes, independente do cenário da pandemia. Outra novidade é a abertura da escola técnica, a partir do primeiro semestre.

Em duas semanas após a paralisação das atividades acadêmicas, devido às recomendações dos órgãos de saúde no combate ao novo coronavírus, a UniNorte retornou às aulas pelo sistema remoto e manteve o EaD (Educação à Distância) e, ao longo das mudanças nessas recomendações oficiais, foi implementado o sistema híbrido, om parte das aulas presenciais e outras de forma remota.



“Isso foi graças à nossa experiência com a modalidade EaD, que possibilitou uma ação rápida para garantir a continuidade do ensino aos nossos alunos. O principal desafio foi transformar, em um curto espaço de tempo, as atividades acadêmicas para o modelo remoto, mantendo qualidade de ensino e fazendo com que o semestre letivo fosse mantido sem prejuízos”, revela a reitora Nilzete Santiago.

EAD X ENSINO REMOTO

A educadora frisa a diferença entre o EaD e o ensino remoto. “No primeiro, as aulas são assíncronas; no segundo, as aulas acontecem com transmissão ao vivo, no mesmo dia e horário que aconteceriam de modo presencial. Para isso, adotamos novas ferramentas educacionais e treinamos os docentes para utilizar uma nova plataforma de ensino”, explica.

Todas as atividades nas unidades do grupo educacional continuam e irão manter os protocolos de saúde e segurança, como aferição de temperatura, “redução de alunos por sala, distanciamento social, dentre outras medidas. “É importante ressaltar que nossos estudantes estão seguindo suas aulas e atividades normalmente. Isso significa dizer que não há atrasos de aulas e os estudantes irão concluir seus cursos normalmente”, enfatiza a reitora.

Além do EaD, para 2021 a estrutura desenvolvida durante a pandemia será mantida até que as aulas presenciais sejam liberadas em sua totalidade pelos órgãos de saúde. “Ainda não há como prever exatamente como será. Nós adotamos o regime de ensino híbrido, com aulas teóricas de modo remoto e aulas práticas de forma presencial”, explica.

ESCOLA TÉCNICA

Uma das novidades para o próximo semestre é a Escola Técnica da UniNorte, que oferecerá cursos técnicos presenciais com duração de 18 meses. Entre os confirmados, estão Análises Clínicas, Enfermagem, Informática, RH, Logística, Estética e Estradas.

“Temos um portfólio bem amplo de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades presencial, semipresencial e EaD”, ressalta a reitora Nilzete Santiago.

Atualmente, a instituição conta com 87 cursos, sendo 52 de bacharelados em funcionamento; 10 cursos de Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia. Dos 87 cursos existentes 11 são cursos EAD. Em 2001, o UniNorte implantou a Pós-Graduação Lato Sensu com a oferta gradativa de cursos, além de desenvolver atividades de iniciação científica, conforme política institucional, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Desde novembro de 2019, a UniNorte passou a fazer parte do Grupo Ser Educacional, um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil que integra grandes marcas como a Uninassau, Uninabuco, UNG, Univeritas e Unama, presentes em todas as regiões do País.

VESTIBULAR ONLINE

No próximo dia 29 de novembro será realizado um grande vestibular pela UniNorte, que já está com as inscrições abertas. A instituição mantém, também, a possibilidade de um vestibular online feito por meio de agendamento.

São ofertados 41 cursos em diferentes áreas. As inscrições estão disponíveis no site vestibular.uninorte.com.br.

TOUR VIRTUAL

Os futuros estudantes podem pode conhecer estrutura por meio de um tour virtual, no endereço uninorte.com.br/ tour360. A UniNorte possui unidades no Centro de Manaus, no bairro Cidade Nova e a também no shopping Manaus Plaza (avenida Djalma Batista, bairro Chapada), Zona Centro-Sul.

A estrutura acadêmica está divida em quatro escolas distintas: Escola de Exatas, Escola de Ciências de Saúde, Escola de Humanas, Escola de Direito. Entre os diferenciais para a formação do aluno está o Escritório Internacional, para intercâmbio; o Núcleo de Trabalhabilidade, Emprego e Carreiras, para estágios e empregos antes do aluno se formar, além de contar com laboratórios especializados.

Repórter especial

Educação 2021



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.