Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Audiovisual

Animação ‘Stone Heart’ é indicada ao Festival de Cinema de Gramado

Desenvolvida pela produtora amazonense Petit Fabrik e pela gaúcha Druzina Content, a trama aborda a história de uma flor que 'liberta' um humano de seu formato de pedra



1925346__1__8BBBE4C3-932C-43DC-AA26-EABD5AABB07A.jpg Obra concorre com outras 13 produções na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros do evento (Foto: Divulgação)
21/07/2021 às 16:13

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cinema de Gramado, que chega a 49ª edição, conta com representantes do Amazonas. Desenvolvida pela produtora amazonense Petit Fabrik e pela gaúcha Druzina Content, em co-produção com as também gaúchas KF Studios e Bactéria Filmes, a animação pós-apocalíptica “Stone Heart” está entre os 52 indicados da premiação, que acontece de 13 a 21 de agosto.

O anúncio dos filmes selecionados, dentre 893 inscritos, foi realizado na última terça (13). A obra sobre um andarilho de pedra e uma flor – dirigida e roteirizada pelo designer parintinense Humberto Rodrigues, um dos sócios da Petit Fabrik – concorre com outras 13 produções na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros do Festival, realizado mais uma vez em formato online, por conta da pandemia.



Em “Stone Heart”, a guerra, as epidemias, a escassez de recursos naturais e o colapso social transformaram os seres humanos em figuras deformadas de pedras, presos aos seus piores vícios. Quando uma flor surge no deserto, um deles se liberta desse aprisionamento.

De acordo com Rodrigues, o roteiro do curta de praticamente nove minutos surgiu no final de 2017 e a produção teve início em 2018. “Alguns amigos muito talentosos se juntaram ao barco e ajudaram em várias áreas para fazer o filme acontecer”, ressalta.

O designer e especialista em animação comenta que sempre pensou em elaborar uma história pessoal e, ao mesmo tempo, universal, que falasse sobre ganhos e perdas da vida, escolhas, individualismo, criação de gaiolas ao redor daquilo que se deseja. Dessa forma, amadureceu a ideia e chegou ao projeto cinematográfico, que, para ele, encaixava melhor como um filme de animação.

“O curta tem várias camadas: o natural versus o artificial, o individual versus o coletivo, a superproteção. Mas acho que todas se apresentam na forma de que escolhas são difíceis e têm consequências, tanto pessoais quanto sociais”, aborda.

Para Rodrigues, é muito gratificante ver sua animação ser indicada ao maior evento de cinema do Brasil e o único a acontecer sem parar desde 1973. “O Festival de Cinema de Gramado significa muito para quem faz filmes. É um reconhecimento da qualidade do trabalho e possibilita dar alcance à obra”, salienta.

A exibição do Festival acontecerá no Canal Brasil, por meio da televisão para assinantes e do streaming dos Canais Globo e Globoplay. Os filmes indicados ficarão disponíveis na plataforma de 14 a 21 de agosto.

Parceria de Sucesso

Essa não é a primeira vez que a parceria entre a amazonense Petit Fabrik e a gaúcha Druzina Content gera frutos. As duas produtoras também são responsáveis pela animação “Lupita no Planeta de Gente”, que, no passado, conquistou o prêmio de Melhor Série Brasileira no Concurso Interativo da 4ª edição do Conexões Gramado Film Market, durante o Festival de Cinema de Gramado, bem como foi indicada na categoria série de animação para TV Paga/OTT, na 19ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Voltada às crianças de zero a três anos, a animação em 3D mostra o mundo pelo ponto de vista da protagonista, em que tudo o que os adultos falam é incompreensível. A única voz que ela compreende é a da narradora que conduz o episódio e a guia para descobrir coisas novas.

“Quando a ‘Lupita’ ganhou, todos nós vibramos de alegria. Agora, com uma segunda seleção consecutiva, nós nos sentimos muito orgulhosos dos nossos produtos: a Lupita, o Kukoos e agora o Stone Heart. E estamos trabalhando para sempre alcançar mais pessoas e expandir seus universos”, enfatiza Rodrigues.

Ficha Técnica

Produtoras: Petit Fabrik e Druzina Content

Co-produtoras: KF Studios e Bactéria Filmes

Roteiro e Direção: Humberto Rodrigues

Produção: Luciana Druzina

Produção Executiva: Luciana Druzina, Humberto Rodrigues, Daniela Israel

Assistentes de Produção Executiva: Amanda Ruano, Éder Rösner, Duda Feistauer, Gianlucca Coelho, Lity Tavares

Formatação do Roteiro: Ademar Vieira

Animação de Personagem: Humberto Rodrigues, Breno Lopes, Jonathan Souza, Gustavo Rodrigues, Pedro Ivo Carvalho

Artistas de Personagens e Ambientes: Ed Schiffer, Glaubert Oliveira, Raphael de Moraes, Eduilson Duarte

Simulação de Volume fx: Ed Schiffer

Gradação de Cores: Paulo Navajas

Original Score: Bruno Mad

Designers de Som: Kiko Ferraz, Chrístian VaiszMixer de Regravação de Som: Ricardo Costa

Efeitos Sonoros e Fundos: Chrístian Vaisz

Artistas de Foley: Felipe Burger Marques

Foley Recordist: Chrístian Vaisz

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.