Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
coronavírus

Por precaução com novo coronavírus, cinemas suspendem sessões em Manaus

Salas de cinema estão sem funcionar desde ontem (19), conforme decisão das redes



cinema_022F8E21-2B8E-4F93-9C9C-7F56A2A6715A.jpg Medida busca evitar a propagação do Coronavírus
20/03/2020 às 06:10

A disseminação do novo Coronavírus (Sars-Cov-2) em território nacional fez as redes de cinema adotarem medidas mais rigorosas. O país já contabilizava oficialmente sete mortes até ontem (19), em virtude da doença. Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de ontem em coletiva, 621 casos de infecção pelo vírus foram confirmados no Brasil. Para reduzir essa ‘curva’ de transmissão, as sessões cinematográficas estão provisoriamente paralisadas em todas as regiões brasileiras.

A suspensão ocorre após a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) ter solicitado, em nota divulgada na última quarta (18), que governadores e prefeitos determinassem o fechamento das salas, especialmente das que operam dentro de shoppings.



A UCI Cinemas – que, em Manaus, funciona no Sumaúma Park Shopping, localizado na zona Norte – alega que a decisão foi tomada pelo fato das autoridades sanitárias e governamentais, no Brasil e no exterior, serem uníssonas em enfatizar a necessidade de medidas de restrição à aglomeração de pessoas. “Tal situação de força maior, reconhecida mundialmente, impõe a paralisação provisória de nossas atividades, com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar não apenas de nossos clientes e colaboradores, mas também da coletividade de forma mais ampla”, diz a nota.

A rede Cinépolis – que atua em três shoppings da cidade (Manaus Plaza e Millenium, localizados na zona Centro-Sul, e Ponta Negra, na zona Oeste) – também adota o mesmo posicionamento, deixando claro que, nesse momento de grave responsabilidade social, não seria possível uma medida contrária aos esforços públicos de controle da pandemia e restabelecimento da normalidade.

Em nota, o Cine Araújo – que tem salas no Shopping Manaus Via Norte, localizado na zona Norte – destaca que decidiu suspender temporariamente as exibições nos cinemas dos seguintes estados: Amazonas, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo. Conforme o grupo, essas são medidas de emergência para minimizar os impactos causados pelo Coronavírus no país.

Momento de União

Em um momento em que o isolamento é fundamental, resguardar-se é o maior ato de união possível, de acordo com a empresa Cinemark – que possui salas no Studio 5, localizado na zona Sul. “Por isso, diante da situação do Coronavírus no país, a Cinemark informa que, em função dos esforços para a contenção da COVID-19 e seguindo a decisão de autoridades estaduais e municipais, estamos suspendendo as nossas operações temporariamente”, afirma.

A rede Kinoplex – que atua no Amazonas Shopping, localizado na zona Centro-Sul – também decidiu suspender suas atividades, pontuando que é hora de cada um fazer sua parte para vencer este grande desafio. Em relação aos ingressos comprados antecipadamente, o grupo ressalta que, caso tenham sido adquiridos na bilheteria ou nas máquinas de autoatendimento, os consumidores devem guardá-los e realizar a troca ou reembolso quando os cinemas voltarem a operar normalmente. No caso de ingressos comprados online, necessário entrar em contato com a Ingresso.com. Quantos aos tickets promocionais, a rede assevera que a validade será estendida de acordo com o tempo de fechamento de cada praça.

Somente em SP

Já o grupo PlayArte – que tem salas no Manauara Shopping, localizado na zona Centro-Sul –, por enquanto, suspendeu apenas suas atividades no Estado de São Paulo. Por outro lado, restringiu os horários de exibição em outras cidades. Em Manaus, de acordo com a assessoria, estão sendo mantidas somente as sessões entre 15h e 20h. Em nota, a rede assegura que “essas são medidas de emergência para que, juntos, possamos minimizar os impactos causados pelo coronavírus em nosso país”.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.