Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
Literatura

Em novo livro, Osiris Silva compara era da borracha com ZFM

Com mais de 50 anos de experiência na área, o economista e escritor amazonense Osiris Messias Araújo da Silva lança, nesta quarta-feira (2), seu mais novo livro intitulado ‘Da Economia da Borracha à Zona Franca de Manaus: uma análise comparativa’



129157029_10224648578226407_8378835622748379862_o__1__0A1EA93F-2210-4485-A0F5-7B150FEDA971.jpg Foto: Divulgação
01/12/2020 às 17:57

Com mais de 50 anos de experiência na área, o economista e escritor amazonense Osiris Messias Araújo da Silva lança, nesta quarta-feira (2), seu mais novo livro intitulado ‘Da Economia da Borracha à Zona Franca de Manaus: uma análise comparativa’. A obra, publicada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), terá lançamento com transmissão ao vivo, a partir das 9h, pelo canal institucional da universidade.

Natural de Benjamin Constant, no interior do Amazonas, Osiris traz em seu livro um panorama completo da economia amazonense desde os tempos da exploração da borracha até o atual modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM). Sobre a análise comparativa proposta no livro, o economista contou, em primeiro mão ao A Crítica, que encontrou algumas semelhanças entre os dois modelos e destaca que há repetição de erros do passado.

“A falha do modelo econômico da era da borracha tem semelhança com os erros cometidos no atual modelo econômico da Zona Franca de Manaus. O governo não abriu os olhos, e quando percebemos outros países já tinham evoluído e não tínhamos mais como competir”, disse o escritor, acrescentando que é necessário um novo modelo econômico e que o governo precisa despertar para o mundo tecnológico e acompanhar a tendência.

De acordo com o autor da obra, o livro explora diversas alternativas para acompanhar essa evolução e apresenta uma proposta clara e concreta para a implantação de um novo modelo econômico para a ZFM. “Pouco se estuda sobre a economia local, poucos sabem da nossa realidade, somos frágeis em conhecimento técnico, e por questão de sobrevivência precisamos expandir esse conhecimento”, disse o economista.

Formado pela Ufam, na turma de 1969, Osiris já coordenou mais de 100 projetos de implantação de empresas na Zona Franca de Manaus desde 1972. Também foi secretário municipal de economia e finanças, secretário de fazenda, turismo, indústria e comércio estadual, entre outros cargos que exerceu.

Osiris afirma que desde que formou em economia também divide o tempo com outra paixão - a escrita. Ele é autor das obras “Gymnasianos” (2011 e 2018, em edição revista e ampliada); “Pan-Amazônia: visão histórica, perspectivas de integração e crescimento” (2015) e “Economia do Amazonas: visões do ontem, do hoje e do amanhã” (2016).

Seu novo trabalho conta com apresentação escrita pelo empresário Jaime Benchimol. O prefácio é assinado pelo professor da Faculdade de Estudos Sociais, Rodemarck Castello Branco. Na contra capa, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, comenta a importância da obra e sua referência para a compreensão da economia amazonense. Já na orelha do livro, o diretor da Edua, professor Sérgio Freire, destaca o orgulho da Editora em participar do processo de distribuição da obra.

“Em raros momentos da nossa história precisamos tanto quanto hoje de uma análise da economia passada do Amazonas e de uma visão clara para o nosso futuro”, destacou o empresário Jaime Benchimol. “Na narrativa e interpretação histórica da economia amazonense e dos entrelaçamentos com a economia nacional e a internacional está o mérito deste livro de Osíris Messias Araújo da Silva”, acrescentou o professor Rodemarck Castello Branco.

A obra, segundo Osiris, é destinada a toda comunidade interessada em conhecer mais sobre a economia amazonense, sejam eles universitários, jornalistas, administradores, economistas, profissionais do direito, entre outros. O livro deve chegar às livrarias da cidade nas próximas semanas.

*Com informações da Ufam




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.