Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Teatro

'Trupe' amazonense leva espetáculo para festival no Rio de Janeiro

Companhia de teatro do AM é selecionada para Primeiro Festival de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e levará espetáculo "Quantas histórias existem em suas memórias?"



AirBrush_20190706145056_32BF6FCA-D71F-4BB4-B543-44701C88071D.jpg 'Trupe' está entre os 15 selecionados para apresentar espetáculo em 1º Festival de Rio das Ostras. Foto: Divulgação
23/07/2019 às 16:53

A Cia. de teatro amazonense, Espatódea Trupe, que carrega a marca registrada do fortalecimento do protagonismo, da resistência e da promoção da arte, irá marcar presença com o espetáculo “Quantas histórias habitam suas memórias?”, no 1º Festival de Teatro de Rio das Ostras, que acontece de 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. 

“Somos um dos 15 selecionados para fazer parte do 1º Festival de Teatro de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Estamos muito felizes em representar nosso Amazonas, nosso Estado, nossa região. A mostra é competitiva, então desde já pedimos que torçam por nós. Sigam as redes sociais do Festival e acompanhem também os outros artistas”, declara a diretora e dramaturga de Espatódea, Emille Nóbrega.



O espetáculo “Quantas histórias habitam suas memórias” é resultado de uma pesquisa da dramaturga Emille Nóbrega, segundo o artista Árlisson Cruz. Na montagem, crimes como o assédio a partir de pesquisas de abusos sexuais contra crianças e adolescentes no interior do Amazonas é abordado no enredo da peça. Com esses relatos, são usadas linguagens cênicas como performances, dança e teatro para construir e denunciar esse crime pelos atores em cena.  No elenco, a peça conta com os atores Paco Junior, Miquéias Barbosa e Cairo Vasconcelos. Bem como com a participação do músico Gabriel Soares.

“Bumba meu boi”

A companhia Espatódea Trupe também foi selecionada para apresentar o espetáculo “Bumba meu boi, a festa vai começar”, no Espaço Cultural Velha Serpa em Itacoatiara, no próximo sábado (27), às 19h30. No elenco estão os atores Guilherme Bindá, Geli Alves, Kaylane Janes, junior Victorino, Lucas Silvas e Emanuela Caldas, com a direção e produção de Emille Nóbrega e Árlisson Cruz. 

“Bumba Meu Boi, a festa vai começar” conta a história da origem de um dos maiores eventos culturais do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins, originado do bumba-meu-boi nordestino, tendo como narrativa a lenda de Catirina, uma empregada grávida que ao sentir um desejo de comer língua de boi, convence seu marido a abater o boi favorito da fazenda de seu patrão. E por conta disso, causa grande comoção na redondeza, promovendo uma série de rituais na tentativa de ressuscitar o animal e devolver alegria à fazenda.   

No domingo (28), o grupo apresenta o referido espetáculo em Manaus, no Largo de São Sebastião, às 16h, pelo evento Virada Sustentável Manaus 2019. Além disso, a diretora e dramaturga dos espetáculos, Emille Nóbrega, irá ministrar uma oficina de Teatro de Rua no mesmo local, às 15h.

Ainda no domingo (28), o espetáculo “O cavaleiro andante e seu fiel escudeiro” será apresentado no shopping Manaus Via Norte, às 14h, com os artistas Gabriel Martins, Davi de Paula e Cairo Vasconcelos e produção de Rayana Fortes.

Com acesso gratuito às atrações da Companhia, os espetáculos, oficina e contação de histórias são voltados para o fortalecimento do protagonismo, por meio de atividades lúdicas de construção coletiva, promovendo a criatividade, a expressão e o autoconhecimento.

Saiba mais

A Espatódea Trupe Produções artísticas é uma extensão das experiências vivenciadas pelos idealizadores a partir de algumas participações em outros grupos teatrais amazonenses, em busca de uma identidade. O grupo é composto em sua maioria por graduados em Teatro pela UEA e alunos do Liceu Cláudio Santoro. Sabendo das necessidades e exigências no mercado de trabalho, a ‘Espatódea’ ressurge com uma nova roupagem, na intenção de se profissionalizar, experimentar outras linguagens e referências em Arte.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.