Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021
Lançamento

Mindigo lança seu trabalho de estreia, com influências da cultura de rua, do Soul e do Blues

Artista desenvolve trabalho inspirado no movimento musical acid jazz e insere elementos dançantes para criar um trabalho com viés crítico. O single de estreia “Se acha” tem letra de Fernanda Mello, também autora de hits como “Só Hoje” e “O que eu também não entendo” do Jota Quest.



Sem_t_tulo_4241B2D0-4FB3-4427-8189-D7EFEE169E66.jpg Foto: Divulgação
17/03/2021 às 11:18

O cenário musical nacional ganha mais um artista com foco na música urbana e na estética dos artistas de rua. “Mindigo” é agora o pseudônimo do artista Elias Martins, mineiro de Belo Horizonte.

O músico de 44 anos lança em 19 de março um EP digital de estreia do trabalho autoral e o videoclipe da primeira música de trabalho “Se Acha”. A letra, composta pela esposa Fernanda Mello, escritora e compositora, autora de 7 livros e vários hits, traz um forte questionamento sobre comportamentos comuns na sociedade atual.



Já a melodia é de autoria do próprio artista, composta com base no blues, no rock e na soul music, em um arranjo dançante e despojado. O single “Se acha”, já lançado em 2020, ganha força com o videoclipe, que foi gravado em duas locações: na calçada da Escola Estadual Laice Aguiar, no bairro Glória, onde estão os grafites dos artistas do @realgrapixo e no viaduto Santa Tereza em BH.

O EP possui ainda as faixas “Levanta e Vai” e “Tanto Faz” feitas também em parceria com Fernanda Mello. Há também uma versão de Wishing Well, do Terence Tent D'arby - gravada originalmente em 1987. A ideia do trabalho de estreia autoral surgiu a partir de um forte bloqueio criativo que o artista passou durante 3 anos. “Eu sempre repetia os covers e repertórios enquanto não encontrava um som que quisesse fazer de verdade”, diz.

O início da pandemia e a necessidade de estar dentro de casa foi o mote para uma transformação criativa, quando a vida reclusa fez a rua se tornar a inspiração mais forte. “Senti falta da rua, e comecei a me inspirar nela. Com o distanciamento social, começou a surgir a ideia de fazer um som que vivesse na rua e da rua, como um andarilho, que junta fragmentos que encontra por aí e os carrega consigo, caminhando pelo asfalto e se misturando nas paisagens urbanas.”, relata.

Dessa forma nasceu o pseudônimo Mindigo, um jeito de descrever um artista que retrata em seu trabalho musical os conflitos e situações vivenciados nos grandes centros urbanos. “Mindigo é com i porque é o jeito que eu sempre pronunciei, coisa de mineiro da gema, nascido em bh”, brinca. De acordo com Mindigo, o objetivo é fundir elementos do rap, da cidade, ao Soul e ao Rhythm’n’Blues e formar uma música de desacordo socio-cultural, que levanta questões raciais, de gênero e discrepâncias socio-econômicas.

Ainda no ano de 2021, haverá o lançamento do álbum completo até o meio do ano. Os trabalhos serão sempre lançados digitalmente e o álbum completo está previsto para julho de 2021 com uma versão destinada aos fãs do disco de vinil.

Serviço:

Mindigo

Lançamento EP

Lançamento Videoclipe do Single “Se acha”

Data: 19/03

Horário: 19h

Plataforma de lançamento: http://www.go.mindigo.com.br/

Single “Se Acha” disponível para ouvir no Spotify: https://url.gratis/CoLHp

Instagram: https://www.instagram.com/mindigo_/

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.