Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
VOZ A MULHERES

Ilustradora do AM é destaque em exposição nacional 'O Tempo das Coisas'

A série de HQs “Aconteceu Comigo – Histórias Reais de Mulheres”, de Laura Athayde, é um dos trabalhos expostos na mostra em cartaz no Itaú Cultural da capital paulista



expolaura_5D181D53-606A-4F91-83C4-8B5A086E504F.jpg A série de HQs “Aconteceu Comigo – Histórias Reais de Mulheres”, de Laura Athayde, vai virar livro
22/09/2019 às 08:26

 Entrou em cartaz no início deste mês e fica até o dia 3 de novembro, no Itaú Cultural da capital paulista, a mostra “O Tempo das Coisas-Rumos 2017-2018”. Ela reúne um recorte da produção contemplada na última edição do edital, que é um dos mais importantes e longevos de fomento à arte e à cultura no País. Para a exposição, foram escolhidos 17 trabalhos entre os 109 projetos selecionados pelo programa. Destes, destaca-se o da ilustradora amazonense Laura Athayde, nomeado “Aconteceu Comigo – Histórias Reais de Mulheres”.

A série de HQs curtas é baseada em relatos reais de situações discriminatórias enfrentadas diariamente por mulheres. As histórias foram sendo recebidas por meio da página profissional de Laura no Facebook e por um formulário anônimo do Google. Elas tratam de diversos temas universais, como gordofobia, pressão estética, racismo, maternidade e discriminação. Publicadas também em livro, as 70 HQs de “Aconteceu Comigo” nasceram da necessidade da proponente de direcionar um olhar mais atento às dificuldades cotidianas da vida das mulheres. 



“Esse projeto começou de forma independente em 2015, através da minha página do Facebook. Lá eu postava as histórias e pedia os relatos de quem quisesse compartilhar. Os únicos critérios eram que fossem relatos reais de mulheres e abordassem machismo, racismo, capacitismo, gordofobia, aborto... enfim, assuntos pouco discutidos ou polêmicos em que as vozes das mulheres precisam ser mais ouvidas”, conta a ilustradora.

Como a artista tocava a produção de forma independente, conciliando com o trabalho e a faculdade, era mais difícil manter uma produção mais consistente. “Tocava o projeto no meu tempo livre e a seleção das histórias, adaptação do roteiro, desenho e cor são um trabalho bem demorado. Então, em dois anos, entre faculdade e trabalho, eu tinha conseguido fazer aproximadamente 20 histórias. Em 2017, decidi inscrever a série no edital Rumos do Itaú Cultural, sem muita esperança porque nunca tinha participado de nenhum edital antes. Na verdade, dei bastante sorte porque esse edital em particular é muito simplificado, flexível e a curadoria dos projetos é bem diversa. Acabei sendo selecionada para minha surpresa”, contou.

Desde o ano passado, Laura tem recebido apoio financeiro do Itaú Cultural para produzir três tiras da série por mês e, ano que vem, transformá-las em um livro. “Eu nunca imaginei que o meu trabalho iria entrar em uma galeria de arte, já que os quadrinhos não são vistos como uma linguagem erudita. Eu também não conseguia imaginá-los em outro formato que não um livro ou imagens nas redes sociais. Por isso, fiquei muito emocionada ao chegar no Itaú Cultural e ver a forma como eles expuseram as histórias. ficou maravilhoso e interativo e eu vi que o público gostou bastante”, comentou.

Outros trabalhos

Em "O Tempo das Coisas – Mostra Rumos 2017-2018", o espaço expositivo dos pisos 1 e -1 apresenta nove dos projetos selecionados já concluídos e em suportes artísticos diversos. No conjunto, eles seguem o conceito da linha curatorial, de que a criação amplia os limites da existência e libera as coisas de seus conceitos.

Desenhos e fotografias traduzem os projetos "Aconteceu Comigo – Histórias reais de mulheres", "VerdeVEZ", "Pequenos Acasos Cotidianos: Presentes e Desastres da Vida Urbana". Por sua vez, "Gravidade" e "A Última Invenção" misturam arte e tecnologia. A primeira, une um filme 3D com videogame e realidade virtual. "Fôlego Curto – Dramas para Ouvir" é uma radionovela.

A ilustradora

Laura Athayde exerceu a advocacia por alguns anos até entregar-se de vez às suas mais antigas paixões: a ilustração e os quadrinhos. Estudou design gráfico e, atualmente, trabalha diagramando e ilustrando livros para editoras como Companhia das Letras, Record e Planeta. Além disso, faz quadrinhos e posta na internet.

O Rumos

O edital do Rumos 2019-2020 está com inscrições abertas até dia 18 de outubro no site rumositaucultural.org.br . Com o objetivo de apresentar o Rumos e esclarecer possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e seleção dos trabalhos, os membros da comissão de seleção do programa participam de bate-papos em cidades de todo o Brasil. Em Manaus, a Caminhada do Rumos está marcada para o dia 10 de outubro, das18h às 20h, no Les Artistes Café Teatro (Avenida Sete de Setembro, SN - Centro).

News whatsapp image 2019 07 22 at 18.05.21 90eb8751 43a8 4e1f 8e11 fa49c5f58238
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.