Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
l__para_mim_dois_4E2A8B03-8849-464D-826B-E5135E4FBC07.JPG
Objetivo da iniciativa é promover momento lúdico utilizando a literatura infantil (Foto: Divulgação)
publicidade
publicidade

LEITURA

Projeto 'Lê pra mim' chega pela primeira vez em Manaus a partir do dia 15 de abril

Diversos artistas e personalidades da mídia marcarão presença no evento, conduzindo a leitura dos livros selecionados e compartilhando também suas histórias de vida com as crianças


09/04/2019 às 09:29

Nos dias 15, 16 e 17 de abril, Manaus recebe pela primeira vez o projeto cultural “Lê pra mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural para crianças. Com entrada gratuita, a iniciativa promovida pelo grupo Somar Ideias em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acontece na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, Centro.

Diversos artistas e personalidades da mídia marcarão presença no evento, conduzindo a leitura dos livros selecionados e compartilhando também suas histórias de vida com as crianças. As sessões de leitura acontecerão às 8h, 9h, 10h, 14h e 15h, totalizando quinze encontros literários. Serão lidos dois livros infantis a cada encontro, sendo um por uma personalidade local e outro por um ator de teatro. Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levam para casa um livro infantil.

A primeira edição a ser realizada na capital amazonense contará com a presença da atriz global Mariana Xavier. Parceira do projeto desde sua criação, em 2010, a atriz participará da sessão de leitura no dia 15 de abril, às 9h. Para ela, o projeto é uma forma de abrir os olhos quanto o valor da leitura e, principalmente, do contato humano.

“Eu acho importantíssimo. A leitura e o contato humano são coisas importantes que estão se perdendo. Acho legal poder despertar nas crianças esse gosto pela leitura, esse potencial de criatividade e imaginação e poder proporcionar pros pais esse estímulo para que eles leiam para seus filhos, que tenha esse momento de lazer, cultura e principalmente afeto”, diz a atriz. 

Além dela, participarão nomes como os atores Ednelza Sahdo, Isabela Catão, Leonel Worton, e Kid Mahal; a apresentadora Baby Rizzato; os cantores Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa; os jornalistas Mazé Mourão, Cleyton Pascarelli, Moacyr Massulo e Oyama Filho; as escritoras Ana Peixoto, Leyla Leong e Katty Nunes; o digital influencer Leandro Xavier; o ambientalista Marcelo Dutra e a secretaria de educação do município Katia Schweickardt.

“Eu tenho o maior interesse em participar desse projeto pois eu considero a leitura ainda hoje  parte de um grande processo educativo.  O livro faz com que a gente aprenda e conheça, é um presente precioso que deve ser guardado com muito carinho e assim a experiência que eu tive e ainda tenho com os livros, eu quero passar pra muita gente”, diz o cantor Zezinho Corrêa, que realizará a leitura no dia 16, às 14h.

Projeto

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 31 edições que circularam por 14 cidades. Ao longo deste período, 27 mil crianças foram beneficiadas e 26 mil livros foram doados.

publicidade

“Eu sempre digo que são sementes que a gente vai jogando e semeando. Quando você faz um projeto de incentivo à leitura eu não acho que seja um resultado imediato, porque são crianças em fase de alfabetização, então nunca uma chegou para mim e me falou sobre o projeto, mas eu encontro as mães falando sobre os benefícios, eu vejo o olhar das crianças. Eu tenho uma certeza do que eu estou cantando e sei que estamos fazendo alguma diferença. Eu quero ser lembrada pelo projeto, não pela minha carreira”, diz Sônia.

O acesso ao local é gratuito e contará com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Cada apresentação terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva. Todos os encontros literários, embora abertos ao público, terão a participação de crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas, que se integrarão ao público espontâneo.

serviço

o quê Projeto ‘Lê Pra Mim?’

onde  Biblioteca Pública do Amazonas - Rua Barroso, Centro

quando  dias 15, 16 e 17 de abril, às 8h, 9h, 10h, 14h e 15h

duração  45 minutos

entrada  Entrada gratuita com lotação de 100 pessoas

publicidade
publicidade
Espetáculo desenvolvido por alunos da UEA é apresentado nesta quinta (25)
UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.