Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
DIA DA MULHER

Ketlen Vieira levanta bandeira da valorização das mulheres no MMA

Maior lutadora baré da história do UFC, Ketlen 'Fenômeno' analisa as dificuldades enfrentadas pela lutadoras na dura trajetória rumo ao estrelato no MMA



thumb_ketlen2_1B780D5C-C187-4A2D-A051-DC70D87BC35D.jpg Foto: Divulgação
08/03/2020 às 17:02

O universo das lutas, majoritariamente formado por homens, encontra-se em processo de transformação com o grande crescimento da categoria feminina no MMA. No dia internacional da Mulher, o CRAQUE bateu um papo exclusivo com a maior amazonense da história das artes marciais mistas: Ketlen “Fenômeno” Vieira, atual 7ª colocada do peso-galo feminino no UFC.

 A lutadora analisou as principais dificuldades, que complicam de forma gigantesca o sucesso das atletas na modalidade.



“Sei muito bem como é a realidade da categoria feminina no nosso esporte. Sempre que vou à Manaus, participando de palestras e em outros lugares também, a principal queixa das meninas que estão começando e até mesmo das mais experientes, é a falta de apoio. O patrocínio hoje pra nossa modalidade é muito escasso”, destacou a manauara, que recentemente ficou afastada das lutas  durante um ano e nove meses por lesão no joelho, que necessitou ter tratada com uma cirurgia.

Vida da atleta feminina

 A lutadora que figura no mais alto nível do MMA, também analisa a rotina de suas colegas de academia e das experiências que já viveu de perto. “Muitas mulheres que estão começando, a maioria se divide em treinos e trabalho. Fazem sacrifícios para estar ali aprendendo vários estilos de luta e ainda vão tirar seu sustento de outros lugares. É muito difícil alguém conseguir se manter de artes marciais no Brasil sendo atleta, ainda mais quando falamos das mulheres”, afirmou a amazonense sobre a polivalência necessária para superar as barreiras do cotidiano feminino nas artes marciais mistas.

Além disso, Ketlen também comentou a respeito da responsabilidade de mães atletas que conciliam o esporte com a dura missão de criar um filho - diversas vezes sem receber ajuda do lado paterno. 

“É triste porque muitas acabam desistindo, precisam fazer a escolha entre ser mãe e ser atleta. A falta de apoio dificulta muito isso, a principal barreira é a falta de incentivo. Chega um determinado momento em que a mulher precisa tomar a decisão de viver do seu sonho ou sustentar a família”, disse a lutadora sobre as escolhas difíceis que as lutadoras precisam tomar, em diversos aspectos, que envolvem questões financeiras, emocionais e impactam diretamente em outras vidas.


‘Luta’ por valorização

Ketlen é conhecida como Fenômeno justamente por seu começo de carreira avassalador, com seis vitórias pré UFC e nenhuma derrota. Já na maior organização de MMA do mundo, são quatro vitórias consecutivas e uma derrota apenas. Mesmo esbanjando talento, a atleta sofreu as mesmas dificuldades que inúmeras atletas de Manaus e do Brasil como um todo. 

 “No início foi tudo muito difícil, as atletas não recebem aquilo que é condizente com o valor delas. Além de ter que correr atrás de eventos pra participar, os empresários muitas vezes pagavam em ingresso, conforme você vendia, você ganhava determinada quantia”, revelou sobre o cenário do MMA feminino quando estava dando seus primeiros passos no octógono - em 2014 -, e que permanece da mesma forma até hoje para quem não está nas grandes organizações. 

 “Meu primeiro grande patrocínio eu só consegui receber no ano passado, que é a Transire, uma empresa que me ajudou muito no momento em que mais precisei. Sou muito grata. Mas apesar de eu estar há quatro anos no UFC, só consegui isso recentemente”, declarou a peso-galo, que atualmente mora no Rio de Janeiro. 

 “Essas questões precisam mudar, nós precisamos ser valorizadas. Até mesmo a falta de divulgação influencia muito. São poucos os meios de comunicação que chegam comigo antes de uma luta. Precisamos mostrar que podemos dar visibilidade para as empresas que patrocinam”, desabafou.

News whatsapp image 2019 06 21 at 16.12.51 7cbfadd4 8d2b 47cf a09e 336b83276e71
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.