BOCA DO ACRE

Lideranças denunciam invasão de fazendeiros à Terra Indígena Kamicuã, no sul do AM

Terra Indígena, no município de Boca do Acre, é homologada pelo governo federal desde 1991 e é habitada pelo povo Apurinã

Gabriel Veras
02/06/2020 às 19:20.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:24

Indígenas Apurinã, do Sul do Amazonas, denunciam que fazendeiros e proprietários de terra invadiram a Terra Indígena (TI) Kamicuã, no município de Boca do Acre (distante a 1.026 quilômetros de Manaus). O alerta foi divulgado pelo cacique Francisco Umanary e compartilhado por ativistas indígenas nas redes sociais.

Segundo a liderança, as invasões começaram no último sábado (30) e espaço invadido está sendo usado por três fazendeiros para pastagem de gado. A TI Kamicuã foi declarada e homologada em dezembro de 1991, numa área de 59 mil hectares habitada, segundo os dados mais recentes, por cerca de 454 indígenas do povo Apurinã.

Os fazendeiros invadiram uma área da Terra Indígena, que é demarcada e homologada e colocaram gado lá. O Cacique Francisco Umanary e os demais parentes que estão na frente da luta pedem que divulguem.

Informações obtidas por uma parenta Apurinã. — Karibuxi 🐆 (@karibuxi) May 31, 2020

A região sul do Amazonas é área mais afetada pelo desmatamento e queimadas ilegais. Segundo o programa Mapbiomas, que monitora o desmatamento no país, o município perdeu, só em 2019, 13 mil hectares de vegetação nativa desmatada.

Historicamente, os Apurinã foram perseguidos pelos primeiros pesquisadores, viajantes e missionários que invadiram a região no século XVIII. Na época do ciclo da borracha, foi mais uma vez um dos povos mais afetados. Hoje, a Fundação Nacional do Índio (Funai) estima pouco mais de 4 mil indivíduos no país.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Funai, que gerencia as TIs no Brasil, mas não obteve resposta. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por